Banca de QUALIFICAÇÃO: DIÊGO BEZERRA DE MELO MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIÊGO BEZERRA DE MELO MACIEL
DATA : 29/07/2022
LOCAL: remoto

TIPOLOGIA DAS CONDIÇÕES DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE ECONOMIA: O QUE REVELA O ENADE?

Educação Estatística; Ensino Superior; ENADE; Grade of Membership

O objetivo dessa tese foi construir uma Tipologia para as Condições de Letramento Estatístico dos estudantes brasileiros de Economia. Para tal buscamos: i) identificar  quais tipos de habilidades são exigidas dos estudantes em Estatística no Enade, bem como seus respectivos desempenhos acadêmicos; e ii) buscar explicações desse desempenho por meio de um conjunto de fatores multidimensionais associados ao estudante. O estudo foi realizado a partir dos resultados da última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para os estudantes de Economia, ocorrida em 2018. Para tal, analisou-se cada questão de Estatística dessa prova a partir do modelo de Gal (2002) e verificou-se o desempenho dos alunos em cada uma das questões, considerando cada uma das alternativas apresentadas nela. Para a construção da Tipologia será utilizado o método de agrupamento fuzzy Grade of Membersship. Os resultados obtidos para o objetivo específico 1 indicaram que as habilidades estatísticas demandas dos estudantes guardaram proximidade com a perspectiva do Letramento Estatístico propostas por Gal (2002). Restou demonstrado, assim, que a prova do Enade priorizou a Estatística como instrumento e não como situações para aplicação de cálculos. Entretanto, o desempenho médio apresentado pelos discentes foi considerado baixo, sendo de 49,13% em Análise Descritiva; 39.94% em Probabilidade e 33,03% em Inferência Estatística (modelos de Regressão Linear).

Externa à Instituição - MARÍA DEL MAR LÓPEZ MARTÍN
Externo à Instituição - CELSO RIBEIRO CAMPOS - PUC - SP
Externo à Instituição - CEZAR AUGUSTO CERQUEIRA - UPE
Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES