Recursos utilizados por Professores para Ensinar Função Afim no Ensino Médio em Escolas do Campo
Abordagem Documental do Didático, Educação do Campo, Recursos, Função afim.
A pesquisa se insere nos domínios da Educação Matemática e da Educação do Campo. Tem como principal objetivo compreender como os professores selecionam e/ou constroem um recurso ou um conjunto de recursos para ensinar o conceito de função afim no Ensino Médio em escolas do campo e a relação com as atividades produtivas camponesas. Para tanto, apoia-se em elementos da Abordagem Documental do Didático e da Educação do Campo. Adota-se a investigação reflexiva proposta por Trouche, Gueudet e Pepin como metodologia para coletar dados com professores(as) de três municípios da Região Agreste de Pernambuco que ensinam matemática no Ensino Médio em escolas do campo. Para identificar as produções agrícolas e pecuárias dos municípios foi realizado um levantamento no site do IBGE. Realiza-se também entrevistas semiestruturadas observação de aulas sobre a função afim. As análises iniciais indicam uma diversidade de recursos do professor para o ensino da função afim e apontam para algumas relações com o contexto do campo.