Banca de DEFESA: GABRIEL VARELA SOARES DA SILVA

DISCENTE : GABRIEL VARELA SOARES DA SILVA
DATA : 17/06/2022
LOCAL: online

POTENCIALIDADE E LIMITAÇÕES DOS SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMINCA: UMA ANÁLISE À LUZ DOS PRESSUPOSTOS APRESENTADOS PELA GEOMETRIA PROJETIVA

Geometria Projetiva, Geometria Dinâmica, Transposição Informática, Curvas Cônicas, Análise de Software.

Essa pesquisa tem como objetivo efetuar uma análise epistemológica-cognitiva-didática-informática para determinar e validar quais requisitos um software educativo de geometria dinâmica deve satisfazer/respeitar para poder abordar situações que envolvem conceitos da Geometria Projetiva. A metodologia da pesquisa está apoiada na etapa das análises prévias apresentada pela Engenharia Didático-Informática (EDI). A EDI propõe quatro dimensões para analisar um objeto matemático, são elas as dimensões epistemológica, didática, cognitiva e informática. O objeto matemático dessa pesquisa é a transformação homológica da circunferência. Na dimensão epistemológica foi feito um panorama da estruturação da Geometria Projetiva, bem como uma análise dos conteúdos necessários para compreender os traçados da transformação homológica da circunferência. Na dimensão didática, foi feito um levantamento das universidades públicas federais que oferecem a disciplina de Geometria Projetiva e qual a modalidade de oferta. Para fazer a análise da dimensão cognitiva foi realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados nos últimos cinco anos que abordem temáticas da geometria projetiva. Através desse levantamento foi possível identificar indícios, etapas de como o aluno aprende os conteúdos da geometria projetiva, bem como as principais dificuldades. Já na dimensão informática foi realizado a análise de dois softwares de geometria dinâmica. Para a análise da dimensão informática tomamos como base teórica a Transposição Informática, onde analisaremos dois softwares de Geometria Dinâmica para saber se eles atendem a adequação e a completude apresentadas pela Vigilância Epistemológica. Os softwares escolhidos para análise foram o GeoGebra e o Cabri-Géomètre II. A análise se apoia em alguns traçados da Geometria Projetiva, dentre ele destacamos a transformação Homológica da Circunferência.  Como resultado das análises dos traçados nos softwares escolhidos, foi possível observar que nenhum dos dois softwares são completos na representação do traçado da transformação homológica da circunferência.

Presidente - 2318859 - FRANCK GILBERT RENE BELLEMAIN
Interna - 615.085.004-87 - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Externo à Instituição - JORGE CÁSSIO COSTA NÓBRIGA - UFSC
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 17:06