Banca de DEFESA: MARCIA GONCALVES NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA GONCALVES NOGUEIRA
DATA : 22/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: vídeoconferencia, devido à covid-19
TÍTULO:

MEUREBENTO - COLETIVO DE FAZEDORES: uma proposta de inserção da Cultura Maker em escolas públicas municipais de ensino fundamental do Recife


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Maker. Movimento Maker. Tendências Educacionais. Abordagem progressista-construcionista. Equidade na educação pública.


PÁGINAS: 192
RESUMO:

Esta tese desponta da preocupação em discutir e refletir sobre a inserção da cultura Maker na educação nas escolas públicas de ensino fundamental do Recife em torno de questões-chave de equidade ao fazer educação, partindo do pressuposto de que nem todos os espaços educacionais são, ou deveriam ser, exatamente iguais e que as complexidades desses espaços não poderiam impedir a participação dos estudantes em projetos educacionais que se propõem a potencializar a aprendizagem STEM e o desenvolvimento de habilidades Maker. Como aporte teórico, esta tese discute as raízes culturais do Movimento Maker que inspiram o desenvolvimento de metodologias voltadas para a educação, a exemplo do Fablab@school criada por Paulo Blikstein (2013); os movimentos educacionais no Brasil sob a ótica Savianni (2018), Libâneo (1984; 1994), Gadotti (2003), e Mizukami (1996) para facilitar a compreensão sobre a influência das abordagens educacionais progressistas, em especial, da educação experiencial de Dewey (1959; 1980) e a pedagogia críticaemancipatória de Freire (1971;1986; 1968; 1991; 1993; 2000) que aliadas à teoria de aprendizagem construcionista de Papert (1980;1991;2000) consubstanciam o conceito de Cultura Maker na educação; e por fim, concepções de aprendizagem Maker que envolvem design e construção de artefatos. Portanto, este estudo trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Quanto aos objetivos tem finalidade exploratória e descritiva, por ter como foco a apresentação de conceitos e a correlação entre eles e o corpus da pesquisa, recorrendo a Análise Temática Reflexiva (AT) na perspectiva de Braun e Clarke (2006, 2013, 2017). Os procedimentos metodológicos foram estruturados pelo método Design Research Methodology – DRM. Diante do desenho metodológico, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre Cultura Maker na perspectiva de identificar estratégias de inserção em escolas do ensino fundamental, bem como potencialidades e dificuldades identificadas na prática. Na análise dos dados procurou-se analisar o post mortem do Projeto Jornada Maker 2019 com base nas narrativas de professores que atuam com projetos de tecnologias na educação na rede municipal do Recife e assim levantar premissas para a inserção de um projeto Maker na escola, que poderão implicar, ou não, na transformação destes espaços. Como resultado e contribuição da pesquisa, a tese apresenta uma proposta de inserção da Cultura Maker na escola denominada MeuRebento, considerando que a Cultura Maker na escola é um movimento social que deve ser efetivado por seus atores a partir dos seus interesses, necessidades e expectativas. Assim sendo, o protagonismo estudantil é fundamental para estabelecer vínculos entre a escola e o que acontece fora dela, abarcando questões sociais e políticas presentes no cotidiano. Palavras-chave: 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo ao Programa - 1055817 - JOAO MARCELO XAVIER NATARIO TEIXEIRA
Externa ao Programa - 2199306 - PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 08:45
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