Banca de DEFESA: GERLAINE HENRIQUE DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERLAINE HENRIQUE DA COSTA
DATA : 14/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet (Webconferência)
TÍTULO:

CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E ENSINO DE ESTATÍSTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: um estudo com professores do município de Surubim-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. Educação Matemática Crítica. Cenários para investigação. Ensino de Estatística. Letramento estatístico.


PÁGINAS: 139
RESUMO:

A pesquisa objetiva analisar como professoras de escolas do campo que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental propõem atividades de ensino de Estatística envolvendo Cenários para Investigação na perspectiva do Letramento Estatístico e da Educação do Campo. E em termos específicos buscamos: identificar a concepção de Educação do Campo e do ensino de Estatística das professoras participantes da pesquisa; promover estudos e reflexões com as docentes com vistas à elaboração de atividades sobre o ensino de Estatística fundamentadas nos Cenários para Investigação e na Educação do Campo e na perspectiva do Letramento Estatístico; e analisar atividades elaboradas pelas professoras à luz da Educação Matemática Crítica, especificamente, dos Cenários para Investigação, articulando a Educação do Campo e do Letramento Estatístico. A metodologia consolidou-se em cinco etapas inter-relacionadas e vinculadas ao alcance dos objetivos específicos propostos. Na primeira etapa realizou-se um levantamento das escolas do campo que ofertam os anos iniciais no município de Surubim-PE. Na segunda etapa, onze docentes que lecionam no segundo ciclo do Ensino Fundamental das escolas foram convidados(as) para responder a um questionário elaborado no Google formulário, desses, na terceira etapa, apenas seis professoras aceitaram o convite e responderam ao questionário. Na quarta etapa realizamos discussões em grupo durante cinco encontros com quatro professoras que responderam ao questionário e aceitaram continuar na pesquisa. Na quinta etapa, realizamos as análises das propostas de atividades elaboradas pelas professoras durante o desenvolvimento dos encontros do grupo de estudos. A partir dos questionários verificamos que a localização geográfica da escola é um referencial para as docentes considerarem tanto o conceito de Educação do Campo como de escola do campo. Observou-se ainda que apesar das professoras apresentarem alguns conhecimentos prévios sobre Estatística, ressalta-se a ausência desse conhecimento em cursos de formação inicial como continuada. Quanto aos encontros do grupo de discussão, identificamos que estes contribuíram para que as docentes construíssem novos conhecimentos em relação aos temas trabalhados durante as vivências das atividades. Identificamos de maneira geral, que as propostas de atividades das professoras apresentaram tópicos envolvendo perspectivas de Cenários para Investigação como, por exemplo, contexto de uma situação real e engajamento em uma pesquisa. Essas propostas possibilitaram ainda reflexões críticas sobre o contexto social e de vida dos estudantes camponeses, podendo conduzir o estudante a refletir criticamente acerca das suas condições e das políticas públicas que podem afetar a sua qualidade de vida. Esses tópicos propostos nas atividades das professoras contribuíram para articulações de aspectos da Educação do Campo com possibilidades para o letramento estatístico tanto no sentido de envolver elementos do conhecimento como elementos de disposição. Consideramos, portanto, que o desenvolvimento dos encontros do grupo de discussão consistiu em possibilidade de vivência de formação continuada para as professoras, com ênfase na valorização dos contextos socioculturais dos estudantes camponeses numa perspectiva crítica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Externa à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFRB
Notícia cadastrada em: 04/02/2022 16:25
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