Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE CASSIA GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA DE CASSIA GOMES DA SILVA
DATA : 22/02/2022
LOCAL: ambiente virtual gmeet
TÍTULO:

ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLAS DO CAMPO: PROPOSIÇÕES E TENSIONAMENTOS NO MUNICÍPIO DE IPOJUCA-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo; Ensino da Matemática; Avaliação de Larga Escala-
SAEB


PÁGINAS: 190
RESUMO:

Este projeto de tese aborda fatos históricos e bases epistemológicas da Educação do Campo e se propõe a nalisar como estão sendo construídos os processos de ensino da matemática segundo professores do município do Ipojuca-PE. O estudo objetiva relacionar os documentos oficiais do curriculo da rede, o desempenho dos estudantes nos exames em larga escala e cotejar o que dizem os professores das escolas do campo sobre o ensino e o desempenho dos alunos. Buscaremos identificar as bases do ensino de
matemática nos anos iniciais das escolas no campo, segundo os documentos oficiais da rede
de ensino do município e cotejar essas orientações com a ótica dos professores sobre o
desempenho em matemática dos estudantes nas escolas do campo em Ipojuca-PE.
Especificamente objetivamos, analisar no currículo da rede municipal de Ipojuca a proposta
do ensino de matemática para os anos iniciais e, especialmente, levantar o que indica para as
escolas do campo; investigar os resultados da avaliação de desempenho em matemática dos
estudantes dos anos iniciais nos exames em larga escala; apreender o que os professores
dizem acerca da prática docente no ensino de matemática e acerca do desempenho dos
estudantes nos anos iniciais nas escolas do campo; cotejar o que dizem os professores sobre o
ensino de matemática nas escolas do campo, em geral, e nas classes multisseriadas, em
particular. Buscamos responder alguns questionamentos: O que os professores das escolas do
campo dizem sobre os resultados dos estudantes na avaliação em larga escala? Para os
docentes esses resultados correspondem ao desempenho escolar no cotidiano? Para os
professores existem especificidades no ensino e no desempenho de estudantes nas classes
multisseriadas? Como percurso metodológico propomos estudos interligados: Estudo 1 - a) Revisão Sistemática da Literatura- RSL; b) Análise documental da proposta curricular do Estado para EF anos iniciais; c) Análise documental da proposta curricular do município de Ipojuca para EF anos iniciais; estudo 2 - a) Análise de desempenho em matemática das escolas do campo de Ipojuca Ideb 2014-2019/Inep; Estudo 3 a) Proceder à escuta do que dizem os professores das escolas do campo sobre o ensino e o desempenho dos estudantes em
matemática. Neste desenho metodológico qualitativo utilizamos o método analítico apoiada na análise de conteúdo no estudo 1 e levantamento de núcleos de significações no estudo 3.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3205409 - FATIMA M LEITE CRUZ
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externa ao Programa - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Externa à Instituição - ALDINETE SILVINO DE LIMA - UFRB
Notícia cadastrada em: 04/02/2022 16:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11