Criatividade Docente na Educação Superior: uma reflexão à luz das Práticas Inovadoras
Educação Superior, Criatividade, Criatividade docente, Práticas Inovadoras na Educação
O presente estudo teve por objetivo geral investigar a relação entre o uso de práticas
consideradas inovadoras e a criatividade nas atividades de ensino dos docentes da
Educação Superior. Esta pesquisa buscou destacar a relação entre criatividade,
docência e inovação, enfatizando a sua importância e necessidade para o
desenvolvimento docente, já que a demanda para o cultivo da inovação dentro do
ensino superior vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Já que o
professor é o elemento chave para o potencial criativo dentro do contexto
educacional, é importante que se cultive atos criativos a partir dele. Para
operacionalizar o objetivo geral, tivemos como objetivos específicos: conhecer a
percepção dos professores sobre criatividade na Educação Superior, identificar
quais as práticas que docentes da Educação Superior consideram inovadoras em
suas atividades de ensino e identificar os elementos que denotam criatividade
presentes nas atividades de ensino dos professores que utilizam práticas
consideradas por eles como inovadoras. O estudo possui como base estudos sobre
criatividade (VYGOTSKY, 2012), criatividade docente (FLEICH; ALENCAR, 2010) e
práticas inovadoras (FILATRO; CAVALCANTI,2018), (MORAN, 2018) dentre outros.
Com relação à metodologia, o estudo teve uma abordagem qualitativa de caráter
exploratório, sendo também uma pesquisa participante realizada de forma on-line e
síncrona entre docentes de instituições de Educação Superior públicas de
Pernambuco. O instrumento utilizado para a construção dos dados foi Pláticas
(GUAJARDO; GUAJARDO,2013) e as análises foram realizadas através da Análise
Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os resultados mostram que a
relação entre criatividade docente e o uso de práticas inovadoras não só existe
como também é importantíssima para a realização de práticas mais inovadoras de
ensino. Através das respostas dos entrevistados, foi possível verificar que: a
percepção deles sobre a criatividade no ensino superior é a capacidade de se
reinventar partindo também da base pedagógica, sendo um ato de transformação
discente e uma maneira diferenciada de se resolver problemas acadêmicos; As
práticas consideradas inovadoras mais utilizadas por eles são diversas, desde os
modelos híbridos menos disruptivos como a rotação por estações e a sala de aula
invertida, como também metodologias ativas(Aprendizagem baseada em
problemas/projetos, Estudo de caso e Storytelling), imersivas (Gamificação e Role
playing) e ágeis (Microlearning) e que os elementos que denotam criatividade nas
atividades de ensino dos participantes são o incentivo a novas ideias, interesse pela
aprendizagem do aluno, estratégias diversificadas de ensino e clima para a
expressão de ideias.