DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS: CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM GUERRA, QUEM VENCE A BATALHA DAS NARRATIVAS?
Narrativas digitais. Divulgação científica. Letramento científico. Redes sociais. Youtube
Este estudo buscou tratar da produção de vídeos para internet como um lugar
de comunicação e construção de conhecimento, priorizando a construção de
ambientes de produção de conteúdo audiovisual didático que ultrapassem uma
esfera de transferência de conhecimento. A partir da análise de canais de vídeo
na internet, percebeu-se como essa produção de conhecimento pode colaborar
no desejo de alimentar um letramento científico que questiona as narrativas e
ampliam o processo de aprendizado. Os capítulos teóricos exploram a relação
entre narrativas, gêneros e formatos tomando como base no Youtube,
aprofundando as discussões sobre narrativas; sobre o Youtube enquanto lugar
de construção de conhecimento e suas relações com o campo da educação;
sobre as definições e características dos letramentos científicos e digitais e as
possibilidades de conexão entre os critérios e competências para educação
científica no contexto digital. O percurso metodológico inclui um mapeamento
sistemático e a análise e discussão dos dados nos canais de vídeo. A análise
dos dados desdobrou-os nas categorias Elementos das Narrativas Digitais,
Estratégias Didáticas, Organização das Narrativas e Elementos de Divulgação
Científica. A partir da análise desses aspectos, conclui-se que a conjunção
entre os elementos das narrativas digitais e as estratégias didáticas colaboram
para a produção de conhecimento por meio das linguagens do entretenimento.
A partir dos pressupostos teóricos e análise dos exemplos, percebeu-se que os
canais de vídeo na internet se tornam importantes meios de construção de
letramento científico e digital.