O MODELO DA METAORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO: um olhar interdisciplinar para o ensino da matemática
Orquestração Instrumental. Educação Profissional. Formação docente. Integração de recursos educacionais. Interdisciplinaridade.
Esta pesquisa construir e analisar uma Metaorquestração Instrumental (MOI) na formação de professores do Ensino Técnico Integrado ao Médio, em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, utilizou-se como lócus de ensino o IFPE campus Garanhuns e seu curso técnico em Eletroeletrônica, na modalidade de ensino integrado. A investigação foi organizada em três etapas: um estudo inicial; uma formação destinada a professores do ensino técnico; e a elaboração e teste de uma MOI interdisciplinar, desenvolvida como um aperfeiçoamento da primeira formação. O primeiro estudo foi realizado por meio da análise do PPC do curso e das respostas a um questionário enviado como formulário eletrônico aos docentes da área profissional. Ele compõe-se de um levantamento das possibilidades de integração entre recursos da Matemática e de disciplinas técnicas do referido curso, com análise da distribuição de conteúdos matemáticos nas respectivas disciplinas, e de temáticas e artefatos técnicos do curso profissional passíveis de integração. A partir dos dados obtidos, foi feita uma análise referente a três disciplinas, resultando em nove propostas interdisciplinares. O segundo estudo buscou elaborar e testar um modelo de formação interdisciplinar voltado a professores do ensino técnico, o qual foi vivenciado presencialmente por docentes das áreas de matemática e eletroeletrônica, com base em uma das nove propostas interdisciplinares. A análise dos dados desse estudo revelou a necessidade de uma nova formação, com o objetivo de atender às demandas de integração e interdisciplinaridade referentes ao ensino integrado. Assim, o terceiro estudo consistiu na definição, desenvolvimento e teste de uma MOI Interdisciplinar, que ocorreu de forma on-line com parte dos professores participantes da primeira formação, e cujo objetivo era capacitá-los a integrar recursos próprios da área profissional e da matemática utilizando OI, de forma a facilitar o aprendizado dos estudantes. A partir da constatação da necessidade de comunicação entre docentes de ambas as áreas; do papel do professor da área técnica em auxiliar os colegas da matemática no desenvolvimento de esquemas que correlacionem temáticas e artefatos técnicos a conteúdos matemáticos; de certa resistência por parte dos professores de matemática em adotar a interdisciplinaridade em sua prática docente comumente tradicional; do desvelamento de barreiras pelo professor de eletroeletrônica relativo à abordagem de conhecimentos matemáticos no contexto técnico; os resultados apontaram a viabilidade e sucesso da MOI interdisciplinar no ensino técnico integrado.