GÊNERO E CIÊNCIA: um estudo sobre as bolsistas de produtividade PQ 1A das áreas de Matemática, Física e Química
Gênero e ciência. Mulheres na ciência. Bolsistas de produtividade. Equidade de gênero na ciência.
As bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são uma forma de distinção no meio acadêmico brasileiro, além de apresentarem financiamento maior. No entanto, na área de Ciências Exatas e da Terra, do total de 4.859 bolsas ofertadas entre 2013 e 2014, apenas 976 (20,08%) foram para as mulheres. No nível mais alto, correspondente às bolsas PQ 1A, o número de mulheres bolsistas caiu para 41 (menos de 10%). Diante disso, partimos da seguinte pergunta: quais estratégias e ações foram adotadas por professoras pesquisadoras das áreas Matemática, Física e Química para conquistar uma bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) 1A? Para responder ao questionamento da pesquisa, o nosso objetivo geral é o de analisar a participação e atuação dessas cientistas, evidenciando as estratégias e ações adotadas por elas para conquistar a referida bolsa. Quanto à natureza, é uma pesquisa qualitativa; quanto aos objetivos, é uma pesquisa exploratória e descritiva; e, quanto aos procedimentos, é uma pesquisa narrativa, do tipo biográfico-narrativa, pautada em entrevistas e subsidiada por levantamento de dados e coleta documental. Sendo assim, pretendemos: (i) mapear a distribuição das bolsas PQ 1A das áreas de Matemática, Física e Química por gênero; (ii) verificar se há nas chamadas do programa de bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq quaisquer obstáculos à participação das mulheres; (iii) descrever o perfil científico das bolsistas entrevistadas, com base em informações coletadas em seus currículos Lattes e nas entrevistas; e (iv) identificar as estratégias e ações adotadas pelas pesquisadoras para conquistar a bolsa PQ 1A. Com relação aos procedimentos metodológicos, estes são divididos em quatro fases. A primeira fase contempla o planejamento da pesquisa. A segunda engloba a aplicação das técnicas selecionadas e dos instrumentos elaborados, objetivando recolher os dados previstos. A terceira abrange o processo de análise e interpretação dos dados. E a última fase destina-se à redação de documento contendo a descrição de todos os procedimentos executados e os resultados e discussões do estudo.