Banca de DEFESA: ELIDIENE GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE : ELIDIENE GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 24/09/2021
LOCAL: UFPE

O PAPEL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS: DESAFIOS E AÇÕES PEDAGÓGICAS COM O USO DAS TDIC EM TEMPOS DE PANDEMIA

Coordenadores pedagógicos. Tecnologias digitais. Pandemia.

Este estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vêm progressivamente ampliando as possibilidades de interação entre as pessoas, as trocas de informações, a colaboração participativa, a produção de novos conteúdos e a construção de uma inteligência coletiva, nesta sociedade que está cada vez mais imersa na cultura digital. O período pandêmico da Covid-19 trouxe muitos desafios, mostrando a necessidade do desenvolvimento de determinadas habilidades; do acesso aos dispositivos digitais e à internet; e de adaptações metodológicas, para que os envolvidos no processo educativo pudessem acompanhar as aulas remotas emergenciais. Dentro deste contexto, é importante afirmar que a corresponsabilidade das ações pedagógicas é de todos, com foco na qualidade da aprendizagem dos estudantes, destacando o papel do coordenador pedagógico, que é um dos profissionais responsáveis pela articulação das ações pedagógicas entre os autores desse processo educativo. Nesse cenário, surgiu o seguinte problema de pesquisa: qual o papel dos coordenadores pedagógicos diante dos desafios das ações pedagógicas com o uso das TDIC, em tempos de pandemia, nas escolas da Rede Municipal do Recife? Assim, o objetivo geral de nosso estudo foi o de analisar o papel dos coordenadores pedagógicos em relação aos desafios das ações pedagógicas com o uso das TDIC, em tempos de pandemia, nas escolas da rede municipal do Recife. Para alcançarmos o objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o papel dos coordenadores pedagógicos dos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER), quanto aos usos das TDIC; b) investigar os desafios das ações pedagógicas dos coordenadores durante a pandemia com os usos das TDIC; c) relacionar o papel dos coordenadores pedagógicos dos anos iniciais na RMER quanto aos usos das TDIC com os desafios de suas ações na pandemia com os usos das TDIC. Os principais autores que contribuíram para o desenvolvimento e articulação de nosso estudo foram: a) em relação aos coordenadores pedagógicos, Placco & Almeida (2003), Placco et al.  (2012), Monteiro et al. (2012), Freire (1983, 1987), Libâneo (2012); b) em relação aos usos das TDIC, abordamos os estudos de Castells (2009), Kenski (2015), Silva, R. (2017), Bates (2016), Masseto (2000), Moreira et al. (2020) entre outros; c) no contexto dos desafios das ações pedagógicas durante as aulas remotas emergenciais na pandemia, discutimos os estudos de Joye et al (2020), Moreira e Schlemmer (2020), Palú et al (2020), Cardoso et al (2020). Decidimos realizar um estudo de caso único, utilizando uma metodologia de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Como instrumentos de coleta de dados, optamos por realizar uma pesquisa documental e um questionário semiestruturado online (formulário eletrônico). A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2011) e Moraes (1999), na perspectiva de realizar procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição e interpretação. Os resultados mostraram forte influência dos coordenadores pedagógicos nas práticas pedagógicas com o uso da TDIC. Eles são um dos principais responsáveis pelo incentivo, articulação e intervenção no que se refere ao uso de tecnologias digitais, contribuindo para buscas de novas possibilidades e alternativas de enfrentamentos de diferentes situações pedagógicas, nesses tempos de pandemia, nas escolas na Rede Municipal de Ensino (RMER).

Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interno - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Externa à Instituição - ANA DE FATIMA PEREIRA DE SOUSA ABRANCHES - FJN
Notícia cadastrada em: 16/09/2021 12:04