Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO
DATA : 16/09/2021
LOCAL: videoconferência, devido à pandemia do covid-19
TÍTULO:

O ENGAJAMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma relação de contextos


PALAVRAS-CHAVES:

 Cartografia, Engajamento Docente, Educação Superior, Contextos, Análise Textual Discursiva,


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Diante da necessidade de entender como o professor se sente em relação a seu trabalho, da possibilidade de dar voz a esse profissional que anda tão desgastado e até desvalorizado em nosso país e buscando dados que respondam a questão norteadora desse projeto de como diferentes contextos e fatores internos e externos influenciam o engajamento (ou não) de docentes da educação superior, temos como objetivo principal cartografar o engajamento docente a partir dos contextos diferenciados de educação superior. Partindo desse questionamento mais geral, trabalhamos com outras perguntas que também direcionam nossa pesquisa: o que significa engajamento docente no contexto da educação superior? Qual a relação desse(s) engajamento(s) (ou não) com os contextos em que os docentes se encontram inseridos? Existem dimensões ou níveis de engajamento docente? Que tipos de fatores pessoais favorecem (ou não) o engajamento dos professores? Tais questionamentos nos levam aos nossos objetivos específicos que são: (1) Compreender o significado de engajamento docente para docentes da educação superior. (2) Analisar como os fatores externos e internos influenciam o contexto da atuação dos docentes investigados. (3) Analisar a relação entre o engajamento docente e o contexto no qual o docente atua. (4) Identificar os fatores da trajetória acadêmica/profissional que influenciam no engajamento docente na educação superior. Para isso, escolhemos um desenho metodológico que envolve tanto os objetivos traçados como também é modelo principal de pesquisa que é a cartografia. Trata-se então de um trabalho de natureza básica, em abordagem qualitativa; exploratória, explicativa e descritiva de acordo com os objetivos traçados. Uma pesquisa-intervenção com análise textual discursiva dos dados obtidos com a cartografia e com instrumentos específicos de acordo com cada objetivo como entrevistas não estruturadas, questionário e mapeamento de jornada educacional com narrativa gráfica e textual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externa à Instituição - CRISTIANE LUCIA DA SILVA - IFPE
Externo à Instituição - ERNANDES RODRIGUES DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - MARIANA VALOIS SOUTO-MANNING
Notícia cadastrada em: 16/09/2021 11:17
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