PRINCÍPIOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA O DESENHO DE CURSOS ABERTOS MASSIVOS ONLINE (MOOCs) APLICADOS À FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA
: Formação docente continuada. MOOC. Google Sala de Aula. Design Based Research.
Esta pesquisa teve como objetivo propor um conjunto de princípios teóricos e práticos para o desenho de cursos abertos massivos on-line, a fim de que sejam eficientes e eficazes para contribuir com a formação docente continuada interna no ensino superior público brasileiro. Os Massive Open Online Courses (MOOCs) são cursos on-line, projetados para atender a um grande número de participantes, que podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde que haja conexão com a Internet, sem restrições de qualificação prévia. Tais cursos surgiram com a proposta de oferecer uma experiência de ensino e aprendizagem completa, on-line e gratuitamente. O percurso metodológico empregado na pesquisa ancorouse na Design Based Reserach (DBR), um processo que integra design e métodos científicos, quantitativos e qualitativos, para gerar intervenções educacionais efetivas com objetivo de resolver problemas/desafios da área da educação; criar artefatos; propor práticas pedagógicas ou programas; definir políticas educacionais; gerar novas teorias e princípios de design. Ao final da pesquisa, identificamos um conjunto de princípios que foram organizados em quatro categorias: i) Humanos: envolvem a criação de espaços afetuosos, de diálogo, de escuta atenta, respeitosa e empática, que considere as necessidades de quem está em processo de formação, incluindo aqui a equipe de desenvolvimento e também os facilitadores; ii) Pedagógicos: dizem respeito não apenas à abordagem pedagógica aplicada no curso, mas também à definição das estratégias de aprendizagem, dos recursos educacionais utilizados e atividades propostas, bem como à necessidade de prever suporte acadêmico aos cursistas para tratar questões de ordem técnico-estrutural e também relacionadas aos conteúdos trabalhados no curso; iii) Estruturais e tecnológicos: têm relação com a compreensão do contexto no qual a solução educacional estará inserida, seu desenho, desenvolvimento e implementação. São etapas que envolvem um conjunto de atividades que dizem respeito ao design educacional e à definição das soluções tecnológicas e recursos digitais utilizados no curso, a acessibilidade e usabilidade; iv) Regulatórios e avaliativos: remetem à definição de estratégias processuais e indicadores que contribuirão com o diagnóstico das necessidades de aprendizagem, monitoramento contínuo da oferta, bem como suas melhorias, a fim de responder às necessidades das pessoas em formação. Envolvem, ainda, a avaliação final da solução educacional. A partir disso, confirmamos nossa hipótese de que os MOOCs, pelo fato de serem ofertas de curta duração, possibilitarem disponibilizar uma variedade de recursos didáticos, proporcionarem o aprendizado aberto, flexível, contextualizado e focado nos interesses dos cursistas são alternativas eficientes e eficazes para oportunizar a formação docente continuada, ampliar o acesso e melhorar a equidade, proporcionando ofertas educacionais com qualidade e relevantes. Sem a pretensão de que funcionem como fórmulas ou protocolos para o planejamento, desenvolvimento e a oferta de soluções educacionais baseadas em MOOCs para formação docente continuada, esperamos que os resultados desta tese contribuam com a reflexão dos elementos que, para nós, foram norteadores e, na nossa perspectiva, definidores do sucesso do modelo curso aqui apresentado, e que eles possam ser reconfigurados, melhorados e experimentados em outras ofertas educacionais.