CURSOS ABERTOS MASSIVOS EXTENSIVOS ON-LINE (xMOOCs): ALTERNATIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
MOOCs; Formação Docente; educação aberta online.
Os Massive Open Online Courses (MOOCs), originalmente, são cursos on-line, projetados para atender um grande número de participantes, que podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde que haja conexão com a Internet, sem restrições de qualificação prévia. A utilização dos MOOCs nos processos de ensino e aprendizagem é considerada um fenômeno recente, iniciada em 2008, com George Siemens e Stephen Downes, na Universidade de Manitoba, no Canadá (TEIXEIRA et al., 2018; YOUSEF et al., 2014; YUAN; POWELL, 2013). Os MOOCs possibilitam pensar em novas abordagens de educação on-line e de modelos de negócio que incluem elementos da educação aberta, que envolve não apenas aspectos relacionados ao acesso e à redução de custos das ofertas educacionais, mas também à construção coletiva do conhecimento (ANDRADE; SILVEIRA, 2016). Andrade e Silveira (2016) chamam atenção para o fato de que, nesta modalidade de ensino, o foco da aprendizagem passa a ser o contexto e não apenas o conteúdo. A proposta dessa pesquisa é desenvolver e avaliar um modelo de formação docente baseado em xMOOCs que possa ser empregado no ensino formal de modo eficiente e eficaz. Para isso, buscaremos explorar o uso de softwares livres, recursos educacionais abertos e atividades que estimulem a aprendizagem prática e colaborativa, ou seja, menos teóricas e mais aplicadas.