Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CAROLINE DE SOUZA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CAROLINE DE SOUZA SANTOS
DATA : 27/07/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

As representações sociais de inclusão escolar de pessoa com deficiência visual compartilhadas por licenciandos em matemática

Representação Social. Inclusão Escolar. Pessoa com Deficiência Visual. Licenciandos em Matemática.

A inclusão escolar da pessoa com deficiência, tem sido tema de vários debates no âmbito
educacional. Os últimos dados divulgados pela Política Nacional de Educação Especial (PNEE) e o
Censo da Educação Básica (2020, p.9), mostram o aumento do número de matrículas de pessoas
com deficiência na educação básica e profissional, como na modalidade da educação especial. Diante
das nossas formações inicial e continuada, como também das experiências como professora de
matemática e professora braillista na rede estadual de Pernambuco, surgiu nosso problema de
pesquisa: o que pensam os futuros professores de matemática sobre a inclusão escolar de pessoas
com deficiência visual. Na tentativa de obter respostas, temos por objetivo geral identificar e analisar
as representações sociais de pessoa com deficiência visual e a inclusão escolar, segundo estudantes
do curso de licenciatura em matemática, bem como analisar tais representações sociais e o que dizem os estudantes sobre a prática pedagógica nas aulas de matemática. Nossos objetivos específicos é apreender e analisar as representações sociais de pessoa com deficiência visual por licenciandos em matemática; apreender e analisar as representações sociais de pessoa com deficiência visual na escola por licenciandos em matemática; identificar e analisar as relações entre as representações sociais, e as perspectivas da inclusão escolar da pessoa com deficiência visual, segundo os futuros professores de matemática. Nos debruçamos na Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici (1961) e na Abordagem Estrutural de Jean-Claude Abric (1976). Participaram da pesquisa 197 licenciandos em matemática de universidades públicas do estado de Pernambuco, e suas representações sociais em relação à inclusão escolar da pessoa com deficiência visual têm caminhado na perspectiva da educação inclusiva.

Externo à Instituição - EVANILSON LANDIM ALVES - UPE
Interna - 3205409 - FATIMA M LEITE CRUZ
Presidente - 2132543 - LICIA DE SOUZA LEAO MAIA
Notícia cadastrada em: 30/06/2021 15:50