ENGAJAMENTO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RECIFE
Engajamento docente; Robótica educacional; Escola pública; Ensino Fundamental.
Essa pesquisa teve como objetivo investigar o engajamento docente dos professores de anos finais do ensino fundamental, no Programa Robótica na Escola e nos demais projetos de robótica educacional desenvolvidos em escolas municipais do Recife. A pesquisa foi de natureza qualitativa e do tipo exploratória, realizando uma análise documental utilizando a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Para o desenvolvimento do estudo realizamos um mapeamento dos projetos e atividades com a robótica educacional desenvolvidos pelos docentes na Rede Municipal de Ensino do Recife. Para coletar os dados, aplicamos dois questionários, disponibilizando-os em formato de formulários online. Nas respostas identificamos três linhas de robótica que os docentes desenvolviam as atividades e projetos. Linha 1 – Robótica com Ferramentas, Linha 2 – Robótica de Encaixe e Linha 3 – Robótica Avançada. De acordo com o levantamento, 73,3% dos sujeitos participantes da pesquisa, demonstraram ter maior interesse em trabalhar com robótica de encaixe, 53,3% com ferramentas e 6,7% com robótica avançada, com atividades desenvolvidas em feiras de conhecimento, competições, torneios, eventos específicos da área de robótica e encontros pedagógicos. Fizemos então a análise da percepção que os professores apresentaram em relação ao uso da Robótica Educacional. Para a análise do engajamento docente, nos baseamos na Escala de Professores Engajados (ETS) criada por Klassen, Yerdelen, Durksen (2013), que apresenta quatro dimensões relacionadas ao engajamento docente: emocional, cognitiva, social com estudantes e social com colegas. No instrumento de coleta, houve uma questão para cada dimensão, o que possibilitou identificar, cinco categorias relacionadas ao engajamento docente no trabalho com RE: incentivo cognitivo ao estudante, envolvimento emocional, envolvimento cognitivo, comunicação direta com colegas de trabalho e incentivo ao protagonismo estudantil.