INTERAÇÃO CEGO-VIDENTE: a resolução de problemas combinatórios com materiais que exploram diferentes sentidos
Interação; Cego; Vidente; Inclusão; Combinatória, Anos
Iniciais.
O estudo visou contribuir para a aprendizagem de Combinatória por
estudantes cegos, em interação com videntes, utilizando materiais que
exploram diferentes sentidos e atendem as necessidades de cada um. Foram
revisados problemas e materiais utilizados em estudo anterior, elaborando-se
ou adaptando-se novos problemas e materiais, explorando os sentidos do tato,
olfato e visão. Estes foram aplicados junto a uma estudante cega e uma
estudante vidente, matriculadas numa escola municipal do Recife, que os
resolveram de forma conjunta. Os resultados apontam que os materiais
desenvolvidos, bem como a interação entre as estudantes, possibilitaram a
identificação dos elementos e o estabelecimento de relações necessárias à
resolução dos problemas combinatórios, além da troca de estratégias entre as
estudantes. Posteriormente, os materiais e momentos da interação, bem como
a resolução dos problemas pelas estudantes foram apresentados a uma
professora da sala regular e outra de Atendimento Educacional Especializado,
ambas com experiência com estudantes cegos. Estas analisaram que os
materiais cumprem a proposta a que se propõem, reconheceram a importância
da interação entre as estudantes cega e vidente para a construção das
aprendizagens de Combinatória, e sugerem outras situações pedagógicas em
que os materiais podem ser utilizados, como para realizar padrões,
classificações e quantificações. Espera-se que o estudo contribua com o
campo teórico e para a prática da educação inclusiva com foco na
aprendizagem dos estudantes, partindo-se das considerações de suas
necessidades e da interação entre eles.