Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA GOMES DA SILVA
DATA : 14/07/2020
LOCAL: Vídeo conferência devido ao contexto da Covid 19
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: Conhecimentos de Professores que Ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira Escolar. Conhecimento Docente. Ensino
Fundamental. Mathematical Knowledge for Teaching.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

 

Esta pesquisa tem por objetivo investigar quais Conhecimentos sobre Educação

Financeira Escolar (EFE) professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do
Ensino Fundamental possuem e estabelecer tipos de Conhecimentos para o Ensino de
Educação Financeira na Escola. Para isso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas
com dez professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para o estudo piloto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas
professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Recife-PE. Como aporte
teórico utilizamos o Mathematical Knowledge for Teaching – MKT de Ball, Thames e
Phelps (2008). Buscamos identificar e analisar os Conhecimentos de EFE e
Conhecimentos Pedagógicos de EFE de professores, para isso definimos seis tipos de
Conhecimentos para o Ensino de Educação Financeira na Escola – CEEFE, baseados na
revisão de literatura e na teoria MKT de Ball e colaboradores (2008). Dessa forma,
compreendemos que é fundamental que os professores reflitam sobre esses seis tipos de
conhecimentos para que possam ensinar Educação Financeira - EF na escola de forma
crítica, reflexiva e contextualizada baseada nos aspectos sociais, econômicos,
matemáticos, psicológicos e políticos. Para a entrevista semiestruturada, selecionamos
cinco atividades de EF que são de livros didáticos, propomos algumas possibilidades de
aulas assim como as professoras entrevistadas também propuseram possibilidades de
cenários de aulas no decurso da entrevista. Os seis tipos de CEEFE são: o
Conhecimento Comum de Educação Financeira, que consiste em conhecer sobre algum
tipo de planejamento de finanças pessoais; o Conhecimento Especializado de Educação
Financeira, que engloba conhecimentos e habilidades utilizadas no ensino, que o
professor deve conhecer as diferentes concepções e abordagens de EF; o Conhecimento
Horizontal de Educação Financeira, que consiste em conhecer documentos da
educação e como a abordagem do tema EF vai se complexificando nos diferentes anos
escolares; o Conhecimento de Educação Financeira e Aluno, que consiste em conhecer
as facilidades e dificuldades apresentadas pelos alunos quanto ao tema, bem como as
habilidades e estratégias utilizadas pelos estudantes quando refletem e respondem
questões no contexto da EF; o Conhecimento de Educação Financeira e Ensino, que
consiste nas formas de ensinar o tema, que engloba as representações feitas pelo
professor de forma a deixar o conteúdo compreensível aos estudantes, assim como quais
exemplos utilizar e quando utilizar, dependendo do contexto cultural, regional e da
etapa escolar, de modo a superar as dificuldades dos alunos; o Conhecimento de
Educação Financeira e Currículo, que consiste em conhecer a abordagem dos
documentos oficiais sobre o tema para o ano escolar que leciona, como a BNCC
(BRASIL, 2017) e o PCPE (PERNAMBUCO, 2019), bem como conhecer e ser capaz
de identificar abordagens de EF propostas em livros didáticos, assim como, iniciativas
governamentais nacionais sobre EF. Outro resultado foi o da entrevista foi que uma das
professoras demonstrou conhecimentos mais próximos do que propomos nos tipos de
CEEFE e a outra demonstrou uma visão um pouco mais limitada sobre a abordagem do
tema em sala de aula, demonstrando uma visão mais voltada a finanças pessoais. Uma
delas passou por uma palestra sobre EF, mesmo a palestra não sendo direcionada ao
ensino, pode ter contribuído para os conhecimentos que demonstrou. Portanto,
concluímos reafirmando a importância da formação dos professores sobre a temática em
que os tipos de conhecimentos apresentados no presente estudo sejam refletidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externo à Instituição - MARIA ALVES DE AZEREDO - UFPB
Notícia cadastrada em: 19/05/2021 18:32
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