Banca de DEFESA: ARLAINE GABRIELA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : ARLAINE GABRIELA PEREIRA DA SILVA
DATA : 15/06/2021
LOCAL: Devido a pandemia do covid-19 será por videoconferência

ANÁLISE METODOLÓGICA DA MOBILIZAÇÃO DO TPACK POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DAS COREOGRAFIAS DIDÁTICAS

Coreografias Didáticas, TPCK, Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais

De acordo com Lima e Giraffa (2007), ainda que exista uma variedade muito grande de dispositivos tecnológicos e ambientes virtuais disponíveis, o maior desafio do professor está em relacionar a tecnologia com sua metodologia de trabalho e a objetivos pedagógicos bem definidos. Em consonância, Fonseca e Barrére (2013) apontam que as dificuldades metodológicas no planejamento de aula com uso de recurso tecnológico é um dos principais motivos que dificultam a utilização das TDICs nas escolas. Isto posto, fica evidente que “as TDICs demandam conhecimentos diversos os quais são necessários para que o professor de Matemática possa ‘raciocinar com’, ‘criar com’ e ‘ensinar com’ tecnologia” (COSTA; PRADO, 2015, p.102). Esta última ação poderá ser desenvolvida e potencializada por propostas metodológicas que consideram sequências de estratégias didáticas como um “conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos” (ZABALA, 1998, p.18). Especificamente no caso do estudo da Matemática com o auxílio de TDICs, é possível provocar no educando a mobilização de alguns modelos base, tais como: aprendizagem por descoberta, resolução de problemas, construção de conceito, aprendizagem social e aprendizagem de hipertexto, conforme citam Oser e Baeriswyl (2001).  Por conseguinte, este estudo busca investigar as abordagens de ensino e aprendizagem que se utilizam de tecnologias digitais presentes em LDs, com o objetivo de integrar as TDICs no cenário educacional vigente, com foco nos modelos base de aprendizagem, mais especificamente, os que são mobilizados na atividade matemática. Mais geralmente, o presente estudo visa responder os seguintes questionamentos: De que maneira vem sendo feita a integração de TDICs em LDs de Matemática? Como as Coreografias Didáticas podem potencializar o planejamento das atividades propostas com o uso da tecnologia (sugerida), de modo a evidenciar os modelos base de aprendizagem próprios da área de Matemática?Disto, objetivamos identificar nas coleções de LDs de Matemática aprovados no PNLD 2018 propostas de atividades com a implementação de tecnologias e, a partir disso, analisar as atividades propostas por meio das Coreografias Didáticas como proposta metodológica que integre a construção do conhecimento matemático com o uso da tecnologia no planejamento e na criação de situações de aprendizagem.

Externo à Instituição - ERNANI MARTINS DOS SANTOS - UPE
Interno - 038.876.714-65 - JADILSON RAMOS DE ALMEIDA - UFRPE
Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Notícia cadastrada em: 18/05/2021 10:08