Formação Continuada e o Uso das Tecnologias no Contexto Pandêmico:
estudo de caso na Escola de Formação de Educadores de Professores do Recife Professor Paulo Freire
Tecnologias; formação continuada; professor formador;Covid-19
O presente estudo esta inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática e Tecnológica - Edumatec, da Universidade Federal de Pernambuco -
UFPE. O processo de formação continuada de professores foi bastante
impulsionado pelos avanços tecnológicos no período pandêmico da Covid-19.
Assim, esta pesquisa aborda a temática do uso das tecnologias no contexto
educacional durante a pandemia da COVID-19, especificamente,em formações
continuadas online no município do Recife no Estado de Pernambuco. O objetivo
geral deste trabalho é analisar como se deu processo de formação continuada, a
partir do uso das tecnologias pelos professores formadores da Escola de Formação
de Professores Professor Paulo Freire ,durante o período pandêmico. E como
obejetivos específicos: (1) compreender e sintetizar os principais temas abordados
na dissertação durante o período de 2020 até 2022; (2) apresentar as principais
ações implementadas pela Rede Municipal do Recife para proposição da formação
continuada durante a pandemia; (3) identificar e apresentar as principais tecnologias
e os critérios estabelecidos pelos professores formadores para a utilização das
mesmas, com vistas a implementação da formação continuada durante a pandemia;
(4) descrever as principais estratégias implementadas pelos professores formadores,
suas implicações e suas possibilidades com o uso das tecnologias, durante o
processo de mudança do ambiente presencial para o online.O metodo de pesquisa
constituiu-se de uma investigação com abordagem de qualitativa, onde se opta pelo
método de estudo de caso. Utiliza-se como instrumentos a análise documental,
questionários e entrevistas não estruturadas registradas em diários de pesquisa. Os
sujeitos participantes formam um grupo de professores formadores, gestores e
coordenadores da Rede Municipal de Ensino do Recife, atuantes na Escola de
Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER). A análise orientará o
processo de interpretação de dados através de categorias teóricas elaboradas a
partir da Revisão Sistemática de Literatura. Mediante a análise, será possível
contemplar o surgimento das respostas dos objetivos desta pesquisa. Os resultados
mostram que o processo de formação continuada de professores durante a
pandemia da Covid-19 com o uso das tecnologias como um modelo inovador,
prevalencendo o formato online, a colaborar para que os professores formadores
aumentassem o uso das tecnologias e adotassem estratégias de aprender, eleger
critérios de uso, e a ressignificar sua prática pedagógica em relação às tecnologias,
e a também como utilizá-las conforme as necessidades formativas em ambientes
diferenciados, além de destacar as possibilidades dos processos formativos serem
flexíveis e passíveis de mudanças, conforme as necessidades emergentes da
educação.