Banca de DEFESA: VANESSA MARIA CHAGAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA MARIA CHAGAS
DATA : 26/04/2024
HORA: 10:00
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

Formação Continuada e o Uso das Tecnologias no Contexto Pandêmico:
estudo de caso na Escola de Formação de Educadores de Professores do Recife Professor Paulo Freire


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias; formação continuada; professor formador;Covid-19


PÁGINAS: 158
RESUMO:

O presente estudo esta inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática e Tecnológica - Edumatec, da Universidade Federal de Pernambuco -
UFPE. O processo de formação continuada de professores foi bastante
impulsionado pelos avanços tecnológicos no período pandêmico da Covid-19.
Assim, esta pesquisa aborda a temática do uso das tecnologias no contexto
educacional durante a pandemia da COVID-19, especificamente,em formações
continuadas online no município do Recife no Estado de Pernambuco. O objetivo
geral deste trabalho é analisar como se deu processo de formação continuada, a
partir do uso das tecnologias pelos professores formadores da Escola de Formação
de Professores Professor Paulo Freire ,durante o período pandêmico. E como
obejetivos específicos: (1) compreender e sintetizar os principais temas abordados
na dissertação durante o período de 2020 até 2022; (2) apresentar as principais
ações implementadas pela Rede Municipal do Recife para proposição da formação
continuada durante a pandemia; (3) identificar e apresentar as principais tecnologias
e os critérios estabelecidos pelos professores formadores para a utilização das
mesmas, com vistas a implementação da formação continuada durante a pandemia;
(4) descrever as principais estratégias implementadas pelos professores formadores,
suas implicações e suas possibilidades com o uso das tecnologias, durante o
processo de mudança do ambiente presencial para o online.O metodo de pesquisa
constituiu-se de uma investigação com abordagem de qualitativa, onde se opta pelo
método de estudo de caso. Utiliza-se como instrumentos a análise documental,
questionários e entrevistas não estruturadas registradas em diários de pesquisa. Os
sujeitos participantes formam um grupo de professores formadores, gestores e
coordenadores da Rede Municipal de Ensino do Recife, atuantes na Escola de
Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER). A análise orientará o
processo de interpretação de dados através de categorias teóricas elaboradas a
partir da Revisão Sistemática de Literatura. Mediante a análise, será possível
contemplar o surgimento das respostas dos objetivos desta pesquisa. Os resultados
mostram que o processo de formação continuada de professores durante a
pandemia da Covid-19 com o uso das tecnologias como um modelo inovador,
prevalencendo o formato online, a colaborar para que os professores formadores

aumentassem o uso das tecnologias e adotassem estratégias de aprender, eleger
critérios de uso, e a ressignificar sua prática pedagógica em relação às tecnologias,
e a também como utilizá-las conforme as necessidades formativas em ambientes
diferenciados, além de destacar as possibilidades dos processos formativos serem
flexíveis e passíveis de mudanças, conforme as necessidades emergentes da
educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externa ao Programa - 2681970 - MARIANA BUARQUE RIBEIRO DE GUSMAO - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 14:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02