Banca de DEFESA: ELICIELMA SILVA GUIMARÃES

DISCENTE: ELICIELMA SILVA GUIMARÃES
DATA : 30/04/2024
LOCAL: videoconferencia: meet.google.com/cez-kgsc-qjv

CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS ENCONTRADAS NO PROCESSO DE EXPANSÃO DE UMA NARRATIVA TRANSMIDIÁTICA EM PERSPECTIVA DECOLONIAL

Narrativas transmidiáticas, decolonialidade, educação.

Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), na linha de pesquisa Educação Tecnológica. A questão da pesquisa busca saber quais  as contribuições pedagógicas encontradas no processo de expansão de uma narrativa transmidiática em perspectiva  decolonial. Já existem pesquisas voltadas para o estudo das narrativas transmidiáticas em educação, no entanto, há indícios da necessidade de uma pesquisa voltada  para a construção de sentidos éticos e ideológicos do uso da transmídia Partindo desse contexto, temos, como  objetivo principal, analisar as contribuições pedagógicas encontradas no processo de expansão de uma  narrativa transmidiática em perspectiva decolonial. E especificamente, identificar as percepções dos estudantes sobre uma narrativa transmidiática em colonialidade a partir da audiência; descrever os saberes decoloniais advindos do processo de expansão de uma narrativa transmidiática em perspectiva decolonial elaborada por estudantes; e, finalmente, identificar as contribuições pedagógicas geradas no processo de criação de uma narrativa transmidiática em perspectiva decolonial elaborada por estudantes. Apresentamos nossas primeiras reflexões a partir da compreensão do uso da narrativa para a cultura humana e de sua relação com a construção da realidade fundamentada em Bruner (2006). No que diz respeito aos conceitos de narrativa transmidiática, apresentamos as contribuições teóricas de Jenkins (2013) Massarolo (2014), Gosciola (2019) e Scolari (2018). Apoiadas neles, abordamos as  narrativas transmidiáticas e a cultura participativa. Tratamos também do conceito de inteligência coletiva, de Lévy (2010), relacionando-o ao conceito de experiência, de Larrosa 2011. Os conceitos de colonialidade e decolonialidade estão fundamentados em Mignolo (2021), Quijano (2005), a partir dos quais abordamos os conceitos de decolonialidade do poder, do ser e do saber, o pensamento de fronteira, a geopolítica do conhecimento, e ainda decolonialidade do Ver, em Barriendos (2019). A educação e a pedagogia decolonial estão fundamentadas em Walsh (2017) e Freire (2007). A pesquisa iniciou-se com uma revisão sistemática da literatura para melhor compreensão do tema de pesquisa. Definido bem o tema, optamos por uma metodologia de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, e com procedimentos de pesquisa participante. Os  instrumentos de coleta de dados são: observação participante, entrevista semiestruturada e as produções dos alunos. Os dados foram  codificados de acordo com a metodologia  dos Ciclos de Codificação, de Saldaña (2013), em três etapas de codificação  e analisados com apoio do software Atlas TI. Os resultados da pesquisa apontam para importantes contribuições pedagógicas como, por exemplo, compreensão decolonial, valorização histórica e cultural, produção de significado e consciência ética.

Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externa ao Programa - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES - UFPEExterno à Instituição - RAPHAEL DE FRANÇA E SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 13:45