Banca de DEFESA: PAULA BASTO LEVAY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA BASTO LEVAY
DATA : 24/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Apoio H3 do EDUMATEC (híbrido)
TÍTULO:
LÍNGUA INGLESA ON-LINE NA PÓS-GRADUAÇÃO: contribuições para
construção de processos de ensino e aprendizagem à luz
da vida real.

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e aprendizagem de Língua inglesa; educação on-line; pós-
graduação; diretrizes pedagógicas; aprendizagem para a vida.


PÁGINAS: 182
RESUMO:

A mobilização para esta tese parte das evidências, apontadas na literatura e
observadas na vivência pessoal e profissional da pesquisadora, que mostram que
ainda há um hiato na participação de estudantes de Mestrado e Doutorado em
atividades acadêmicas em Língua inglesa, o que se configura como uma fragilidade
no contexto da vida dos alunos e da Universidade. Em face dessa problemática,
concebemos como objetivo geral da pesquisa investigar o contexto de ensino e
aprendizagem de Língua inglesa on-line, no âmbito da Pós-graduação, para
desenvolver um conjunto de diretrizes pedagógicas com foco nas necessidades
reais dos estudantes e das Universidades públicas, e buscamos responder às
seguintes questões de pesquisa ‘Quais as necessidades reais em relação ao uso do
idioma no âmbito da Pós-graduação?’ ‘Especificamente, quais são os aspectos
pedagógicos, considerando abordagens, métodos, formato, dinâmicas e recursos,
que devem integrar um processo de ensino e aprendizagem de Língua inglesa a
distância?’. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, fundamentada na
Design-Based Research, na qual foram realizadas fases com estudantes,
especialistas e utilizando documentos institucionais de modo a identificar as
especificidades do contexto, propor e refinar uma solução educacional para o
desafio identificado. Alicerçando-nos na perspectiva sócio-histórico-cultural a partir,
principalmente, de Dewey e Vygotsky, nas contribuições da educação a distância em
diálogo com o processo de ensino e aprendizagem de Língua inglesa e nos
conceitos de (multi)letramentos e de multimodalidade e multimídia, suscitamos a
hipótese de que um processo voltado para a realização de uma atividade acadêmica
da vida real, e em uma perspectiva multimídia e multimodal, seria mais adequado
para a realidade da Pós-graduação, considerando os estudantes e também as
questões institucionais. Os dados foram coletados por meio de questionário,
entrevista, pesquisa documental e grupo focal e foram analisados através da
codificação por ciclos de Saldaña (2013), fazendo um confronto com a teoria. Após
as análises, foi possível confirmar a tese levantada para o estudo e as respostas às
questões de pesquisa foram traduzidas em diretrizes pedagógicas, dentre as quais
destacamos: aprendizagem contextualizada com a realização de uma atividade real,
associação entre aspectos de algumas abordagens e teorias de aprendizagem,
mediação do professor, variação de mídias, recursos e atividades, aprendizagem
colaborativa, desvinculação da perspectiva de formalidade do currículo, modalidade
híbrida, aporte tecnológico de fácil acesso, usabilidade e adesão orçamentária e
afetividade e empatia. O principal resultado desta pesquisa são esses aspectos
didático-metodológicos, estruturais e tecnológicos que compõem o conjunto de
diretrizes. Ademais, foram elencadas sugestões de atividades e materiais e nomes
de ferramentas e recursos. Sem a intenção de apontar uma solução educacional
pronta e engessada, esperamos que as diretrizes resultantes deste estudo possam
ser refletidas para serem adaptadas, ressignificadas, complementadas e utilizadas
em outros cenários, apoiando a oferta de processos de ensino e aprendizagem que
melhor dialoguem com as necessidades dos estudantes e das universidades e que,
assim, possam potencializar a atuação discente em vivências sociais acadêmicas
reais em Língua inglesa.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externo à Instituição - EDUARDO BARBUIO - UFRPE
Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo à Instituição - RODRIGO NONAMOR PEREIRA MARIANO DE SOUZA - UFRPE
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 12/04/2024 16:09
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