Banca de DEFESA: MARIA JOSEANE SANTOS TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSEANE SANTOS TEIXEIRA
DATA : 02/05/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

Meninas quilombolas produzindo informações estatísticas: saberes, pesquisa e leitura crítica.

Meninas quilombolas; Onze Negras; letramento estatístico; postura crítica; justiça social.

Esta tese aborda questões de pesquisa relacionadas à Educação Escolar Quilombola, a qual visa atender às especificidades étnico-culturais das diferentes comunidades em convergência com os princípios éticos, estéticos e políticos da educação nacional. O estudo explorou aspectos da perspectiva de letramento estatístico que se vincula a compreensão e avaliação crítica de dados estatísticos. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar, na perspectiva do letramento estatístico, reflexões críticas de meninas quilombolas sobre sua comunidade e a realidade das mulheres, a partir das informações estatísticas produzidas por elas na vivência do ciclo investigativo. Além de propor a vivência do Ciclo Investigativo com estudantes do 5º ano da Comunidade Quilombola Onze Negras, do município do Cabo de Santo Agostinho, mediante encontros e rodas de conversa, a pesquisa contemplou análise documental complementa por um questionário respondido por professores e uma Revisão Sistemática da Literatura em duas diferentes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Portal de Periódicos da Capes. A análise dos dispositivos legais do município revelou demandas relacionadas de implementação da modalidade Educação Escolar Quilombola (EEQ) não contempladas como: diretrizes curriculares municipais e um referencial curricular específico para EEQ, programas formativos específicos para professores da escola quilombola, núcleos específicos para acompanhamento dos estudantes das escolas fora do território e dos projetos políticos pedagógicos, assim como falta de infraestrutura na escola quilombola e de professores quilombolas. A proposta curricular comum do município apenas menciona Educação Escolar Quilombola e a Educação do Campo entre as demais modalidades e apresenta temas relacionados aos povos tradicionais dispersos em objetos de conhecimentos e habilidades de diferentes componentes curriculares. No Componente Curricular de Matemática, identificaram-se recomendações ao ensino por investigação, à história da matemática, à modelagem matemática, à etnomatemática, entre outras, como tendências metodológicas atuais. Na Unidade Temática Estatística, identifica-se a proposição da pesquisa estatística voltada aos interesses dos/das estudantes e produção de informações para melhor compreensão da realidade. Em respostas ao questionário, os professores corroboraram a ausência de formação continuada específica e demonstraram pouco entendimento da produção de cultura no território e das diferenças entre raça e etnia. Quando perguntados sobre o trabalho com pesquisa estatística no ensino de matemática, eles alegaram outras prioridades. Os encontros com as meninas quilombolas resultaram em engajamento, protagonismo, trabalho em grupos e relação positiva com a pesquisa, bem como o respeito às mulheres quilombolas como guardiãs do saber e ao território como lugar de conhecimentos. Quanto ao Letramento Estatístico, as crianças experimentaram o processo de transnumeração com os dados coletados, refinados e aplicados em dispositivos estatísticos tabulares e gráficos, refletiram sobre as condições de vida das mulheres e as questões que impactam sua identidade quilombola. As reflexões das meninas sobre temas transpostos às pessoas e à comunidade foram mobilizadas por aspectos presentes em alguns elementos que compõem do letramento estatístico. Desse modo, verificou-se investimento de esforços das meninas na assunção de ações críticas, em falas e posturas pertinentes, diante dos dados lidos e avaliados, legitimadas pelos próprios argumentos e pautadas nas informações estatísticas produzidas.

Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externa à Instituição - GESSIANE AMBROSIO NAZARIO
Externo ao Programa - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO - nullExterno à Instituição - KALED SULAIMAN KHIDIR - UFT
Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO