PENSAMENTO ALGÉBRICO A PARTIR DE TAREFAS DE GENERALIZAÇÃO DE PADRÃO: UM ESTUDO COM OS FORMADORES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Formação Continuada; Generalização de Padrão; Teoria da Objetivação; Formadores de Professores; Anos Iniciais.
Esse projeto de tese tem como objetivo analisar as formas de Pensamento Algébrico que emergem por formadores de professores a partir de tarefas de generalização de padrão em um processo de formação continuada. Tendo como aporte teórico a Teoria da Objetivação desenvolvida por Luis Radford. Como também adotaremos a perspectiva de pensamento algébrico desse mesmo teórico, que para ocorrer esse tipo de pensamento é necessário a analiticidade. A metodologia adota será de abordagem qualitativa com análise interpretativa dos dados, sendo uma pesquisa de campo. O modelo de formação terá como alicerce os princípios do labor conjunto, no qual pretendemos realizar todas as etapas desse modelo teórico-metodológico. Em direção a concretização da pesquisa contaremos com a colaboração dos formadores de professores dos anos iniciais de uma Rede Municipal de Ensino do Estado de Pernambuco. Esses formadores participarão de encontros formativos para resolução e discussão de tarefas sobre generalização de padrão, a partir de um planejamento de atividade de ensino-aprendizagem. As categorias de análise serão pensadas a partir das tarefas que serão aplicadas, criando uma estrutura para melhor analisar os dados coletados durante os encontros no período de formação. A partir da organização dos dados as análises seguiram um modelo proposto por Radford (2018) análise multimodal que constituem uma parte material do pensamento (gesto, movimento, palavra escrita, desenho e artefato) e outra ideacional (imaginação e fala interior).