O MINECRAFT COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA EXPLORAR A GEOGRAFIA DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave: Minecraft; Ensino de Geografia; Educação Tecnológica.
Os estudantes de hoje vivem em um mundo digital, onde a tecnologia desempenha um papel central em suas vidas diárias. Diante dessas transformações e das novas demandas em sala de aula, é imperativo que repensemos as abordagens tradicionais de ensino, especialmente no contexto da Geografia da Natureza ou Física, que muitas vezes se baseia em abstrações, memorização e descontextualização dos conteúdos. Em resposta a esses desafios, diversas pesquisas têm destacado as contribuições dos jogos digitais na educação, com o Minecraft emergindo como uma ferramenta de aprendizagem particularmente promissora. O Minecraft oferece aos alunos a oportunidade de criar, adaptar e explorar ambientes virtuais que refletem aspectos relevantes do conhecimento geográfico. Sua natureza interativa e dinâmica permite uma abordagem mais envolvente e prática no ensino da Geografia, proporcionando uma experiência de aprendizagem que vai além da mera absorção de informações. Nesse contexto, a pesquisa analisou o uso do Minecraft na construção de ambientes virtuais como recurso didático no ensino da Geografia da Natureza no Ensino Médio. Além de analisar e discutir os eixos temáticos da Geografia, Educação Tecnológica e uso do Minecraft, esta pesquisa proporciona uma compreensão aprofundada dos benefícios e possibilidades associados à integração dessa ferramenta inovadora no contexto educacional. Após uma análise detalhada, ficou evidente que o jogo oferece uma experiência educacional única, permitindo-lhes não apenas compreender sobre aspectos geográficos, mas também desenvolver habilidades essenciais, como resolução de problemas, pensamento espacial, criatividade e colaboração. Sua capacidade de simular ambientes tridimensionais e facilitar a criação de mundos complexos reflete um potencial pedagógico extraordinário, capaz de engajar os estudantes de maneira significativa.