AS NARRATIVAS DIGITAIS EM PLATAFORMAS DE JOGOS ON-LINE, NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: a produção no Roblox
Palavras-chave: Narrativas digitais. Jogos on-line. Multiletramentos.
O presente texto de tese aborda as narrativas digitais na plataforma de jogos on-line Roblox, tendo como principal objetivo investigar as narrativas digitais produzidas por crianças e jovens na plataforma de jogos Roblox, na perspectiva dos multiletramentos. Como objetivos específicos, busca (i) Descrever a produção das narrativas produzidas por crianças e jovens na Plataforma Roblox; (ii) Identificar as características das narrativas produzidas por crianças e jovens na plataforma Roblox, na perspectiva dos multiletramentos; (iii) Analisar a dinâmica de participação de crianças e jovens na plataforma Roblox; e (iv) Verificar o potencial da plataforma Roblox para auxiliar no desenvolvimento do multiletramento de crianças e jovens. Para tal, emprega-se a metodologia xxxxxx. O campo de pesquisa foi a plataforma de jogos on-line Roblox e a plataforma do YouTube, onde são publicizadas as narrativas que as crianças e jovens criam durante os jogos na plataforma Roblox. Por meio das análises realizadas, pudemos perceber como a plataforma de jogos Roblox não oferece apenas entretenimento, mas também excelentes oportunidades educacionais, criativas e sociais para crianças e jovens. As ferramentas de criação presentes nessa plataforma possibilitam que os usuários construam seus próprios mundos virtuais, personalizem seus personagens e possam compartilhar suas histórias, oferecendo uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. Essa plataforma também pode ser tida como uma ferramenta eficiente na promoção do multiletramento, visto que ela auxilia crianças e jovens a desenvolverem habilidades como leitura, escrita, interpretação e comunicação, dentro do ambiente do jogo e também permite que eles interajam e colaborem com jogadores de todo o mundo.