Banca de DEFESA: RÚBIA ARAÚJO PESSÔA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RÚBIA ARAÚJO PESSÔA DE ALBUQUERQUE
DATA : 15/04/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Via webconferência
TÍTULO:

DO MUNDO DAS RELAÇÕES PARA O MUNDO DA EDUCAÇÃO: o uso das mídias sociais digitais no ensino a partir da pandemia da COVID-19.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Mídias Sociais Digitais, Ensino, COVID-19.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Tradicionalmente as aulas regulares na modalidade presencial, em instituições de ensino são praticadas com a presença do professor e do aluno em um mesmo ambiente físico como a sala de aula. Porém, em dezembro de 2019 uma mudança foi imposta ao planeta Terra provocada pela Covid-19, uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (Brasil, 2020a). Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a situação de pandemia e, com ela, veio o conjunto de meios para proteção à saúde e à vida humana através do distanciamento social. Devido a necessidade de se reinventar, por acreditarem que quase a totalidade de alunos possuíam celulares com acesso à internet e por julgarem que muitos alunos já tinham conhecimento prévio no manuseio de mídias sociais digitais,muitos professores escolheram aplicativos como Facebook, WhatsApp, Youtube e Instagram para utilizar no ensino de conteúdo das suas disciplinas. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é analisar o uso da mídia social digital Instagram como recurso pedagógico por professores do ensino médio da rede de ensino de Pernambuco, a partir do período da pandemia da COVID-19. Sendo assim, esta pesquisa se classifica como uma pesquisa abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, seguindo a tipologia proposta por Gil (2009) e Lakatos (2003), por se concentrar na análise e compreensão dos
sujeitos da pesquisa quanto a contribuição do uso das mídias sociais digitais como recurso pedagógico no período pandêmico. Por se tratar de uma pesquisa sobre o uso das mídias sociais digitais no ensino, a metodologia adotada foi a Análise de Redes Sociais (ARS). O estudo foi desenvolvido e três etapas: a primeira etapa consistiu na aplicação de um formulário online de pesquisa com um grupo de professores da rede de ensino de Pernambuco. A segunda etapa da pesquisa consistiu na análise dos perfis e das narrativas digitais utilizadas pelos professores participantes da primeira etapa. A terceira e última etapa da pesquisa consistiu na seleção dos sujeitos que utilizaram o aplicativo Instagram e a realização de uma entrevista. Para a organização e a análise dos dados coletados, foi utilizada a abordagem de ciclos de codificação de Saldaña (2013) atrelado ao software ATLAS ti.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Externa ao Programa - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES - UFPEExterno à Instituição - KLEBER EMMANUEL OLIVEIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 17:59
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