Banca de DEFESA: JACIANE GOMES SOUSA DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACIANE GOMES SOUSA DE LIMA SILVA
DATA : 22/04/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Via webconferência
TÍTULO:

AS NARRATIVAS DIGITAIS EM PLATAFORMAS DE JOGOS ON-LINE, NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: a produção no Roblox





PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Narrativas digitais. Jogos on-line. Multiletramentos.


PÁGINAS: 252
RESUMO:

O presente texto de tese aborda as narrativas digitais na plataforma de jogos on-line Roblox, tendo como principal objetivo investigar as narrativas digitais produzidas por crianças e jovens na plataforma de jogos Roblox, na perspectiva dos multiletramentos. Como objetivos específicos, busca (i) Descrever a produção das narrativas produzidas por crianças e jovens na Plataforma Roblox; (ii) Identificar as características das narrativas produzidas por crianças e jovens na plataforma Roblox, na perspectiva dos multiletramentos; (iii) Analisar a dinâmica de participação de crianças e jovens na plataforma Roblox; e (iv) Verificar o potencial da plataforma Roblox para auxiliar no desenvolvimento do multiletramento de crianças e jovens.  Para tal, emprega-se a metodologia xxxxxx. O campo de pesquisa foi a plataforma de jogos on-line Roblox e a plataforma do YouTube, onde são publicizadas as narrativas que as crianças e jovens criam durante os jogos na plataforma Roblox. Por meio das análises realizadas, pudemos perceber como a plataforma de jogos Roblox não oferece apenas entretenimento, mas também excelentes oportunidades educacionais, criativas e sociais para crianças e jovens. As ferramentas de criação presentes nessa plataforma possibilitam que os usuários construam seus próprios mundos virtuais, personalizem seus personagens e possam compartilhar suas histórias, oferecendo uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. Essa plataforma também pode ser tida como uma ferramenta eficiente na promoção do multiletramento, visto que ela auxilia crianças e jovens a desenvolverem habilidades como leitura, escrita, interpretação e comunicação, dentro do ambiente do jogo e também permite que eles interajam e colaborem com jogadores de todo o mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Externa à Instituição - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externa à Instituição - ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO - UNICAP
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 17:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05