Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANY RODRIGUES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THATIANY RODRIGUES FERREIRA
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: interpretação e construção do gráfico boxplot por licenciandos(as)

Boxplot; Letramento Estatístico; Ciclo Investigativo; Gráficos Estatísticos; Interpretação de Gráficos.

O modelo teórico de Letramento Estatístico (LE) proposto por Iddo Gal evidencia habilidades cruciais para uma participação cidadã ativa, crítica e reflexiva, sobretudo em uma sociedade onde a estatística serve de suporte para a tomada de decisões baseada em dados, os quais são compartilhados por diferentes formas de representação. Os gráficos desempenham um papel fundamental na síntese, organização e apresentação de dados estatísticos, exemplificado pelo boxplot, que incorpora cinco medidas da estatística descritiva, favorecendo a análise exploratória de dados. Este projeto de pesquisa de mestrado objetiva analisar como os elementos do Letramento Estatístico podem ser mobilizados por licenciandos(as) de Matemática na interpretação e construção do gráfico boxplot. A metodologia, de cunho qualitativo e quantitativo, será desenvolvida com licenciandos(as) em matemática que estão cursando o 5º período, em uma universidade pública da região do agreste pernambucano. Eles responderão a um questionário composto de perguntas abertas e fechadas e participarão de quatro encontros formativos para explorar atividades de interpretação e construção do boxplot desenvolvidas no âmbito do Ciclo investigativo PPDAC. Os resultados da Revisão Sistemática da Literatura (RSL) evidenciaram a associação do gráfico no ensino de conteúdos estatísticos específicos como variabilidade, medidas de tendência central e medidas de dispersão. Além disso, destacaram a falta de estudos sobre o boxplot voltados para a formação inicial de professores de matemática, revelando a necessidade de pesquisas nessa área. Os trabalhos também mostraram que muitos estudantes apresentam dificuldades na interpretação de boxplots como na relação entre o comprimento dos elementos do gráfico e a densidade dos dados. Espera-se que este estudo contribua para a Educação Estatística e para o desenvolvimento do letramento estatístico dos licenciandos a partir da exploração do boxplot.

Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Externa à Instituição - IRENE MAURICIO CAZORLA - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 16:02