Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS EMANUELA DE OLIVEIRA VERÍSSIMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS EMANUELA DE OLIVEIRA VERÍSSIMO
DATA : 02/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet - 02/04/2024 14h30
TÍTULO:

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DECOLONIAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS(ES) INDÍGENAS


PALAVRAS-CHAVES:

Povo Xukuru do Ororubá; Cosmovisão Indígena; Decolonialidade; Educação Matemática; Educação Escolar Indígena.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

Este projeto de pesquisa emerge da perspectiva de que a Educação Matemática precisa de um giro decolonial e, assim, incorporar discussões que questionem a visão de mundo colonial/moderna, que propõe consumir a terra como recursos naturais. Essa visão é base dos impactos que a humanidade tem causado na natureza e não há especialista melhor para confrontar e propor outro modo de vida do que os povos indígenas, que durante séculos propõem outro tipo de sociedade, que compreende a natureza como um organismo vivo e, assim, propõe sua conservação. Assim, sob a perspectiva decolonial e da cosmovisão indígena para o desenvolvimento de uma Educação Matemática atenta a outros modos de vida, temos por objetivo compreender como aspectos da cosmovisão indígena relacionados à vida (natureza), estão presentes no modo de ensinar matemática no Ensino Médio das(os) professoras(es) indígenas Xukuru. O povo Xukuru do Ororubá é o segundo maior povo indígena do estado de Pernambuco e um dos povos mais articulados politicamente no país, a partir de seus coletivos têm mantido e semeado sua cosmovisão, buscando a proteção de seu território e da natureza, refletindo no seu sistema de Educação Escolar Indígena, que tem gradualmente insurgido sobre propostas educacionais eurocêntricas. O desenho metodológico é de uma pesquisa colaborativa, de natureza qualitativa, que está atenta ao campo e aos seus participantes e tem como instrumentos de produção de dados as entrevistas etnográficas e observações participantes. O método para a análise dos dados é a Análise de Conteúdo e para auxílio utilizaremos um software de tratamento de dados qualitativos. Este estudo visa contribuir para discussões de processos outros de ensino na Educação Matemática, em específico, que discutam a conservação da natureza, como também valorizem os conhecimentos indígenas e suas perspectivas de ensino, ao mesmo tempo que contribui, dentro de suas limitações, para o fortalecimento das perspectivas decoloniais na Educação Escolar Indígena Xukuru.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Presidente - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Externa à Instituição - CAROLINA TAMAYO OSORIO - UFMG
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 15:14
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