Banca de DEFESA: DANILO PONTUAL DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO PONTUAL DE MELO
DATA : 28/03/2024
LOCAL: Remotamente via Goolge Meet:https://meet.google.com/wex-ryda-vbt

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO: um olhar para documentos curriculares, livros didáticos e professores, em uma perspectiva transversal às áreas do conhecimento

educação financeira escolar; ensino médio; documentos curriculares oficiais; livros didáticos; conhecimentos docente; temas contemporâneos transversais e integradores; instâncias curriculares

Esta pesquisa busca discutir o ensino da Educação Financeira (EF) a partir de uma perspectiva transversal às áreas do conhecimento. Assumimos o caráter crítico que a temática deve receber ao ser abordada no ambiente escolar, por meio de relações para além do domínio de técnicas e conceitos da Matemática Financeira, o que entendemos por Educação Financeira Escolar. O estudo está pautado teoricamente nas discussões de Sacristán acerca do currículo e as diversas influências que esse recebe desde a sua concepção até a prática efetiva em sala de aula. O objetivo geral foi analisar o ensino da Educação Financeira Escolar no Ensino Médio, de forma transversal às áreas do conhecimento, a partir de documentos curriculares oficiais (currículo prescrito), livros didáticos (currículo apresentado) e planejamentos elaborados por professores (currículo moldado). De forma específica objetiva-se: 1) Identificar prescrições para o trabalho com a Educação Financeira Escolar relacionada às áreas do conhecimento no Ensino Médio em documentos curriculares oficiais. 2) Analisar se e como a Educação Financeira Escolar está presente em livros didáticos das áreas do conhecimento aprovados pré e pós BNCC para o Ensino Médio. 3) Investigar como professores das áreas do conhecimento no Ensino Médio propõem a abordagem da temática. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa está estruturada em três estudos interrelacionados. No primeiro realizamos a análise de documentos curriculares nacionais e do estado de Pernambuco para identificar possibilidades de relações explícitas ou implícitas com a EF nas expectativas de aprendizagem, competências e habilidades para cada área que os compõem. O segundo estudo corresponde ao mapeamento de atividades e situações de EF em coleções de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) nos anos de 2018 e 2021, edições pré e pós publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a consequente obrigatoriedade da EF nos currículos e materiais didáticos para Educação Básica. Por fim, no terceiro estudo realizamos uma entrevista semiestruturada com um grupo de oito professores do Ensino Médio, dois de cada área do conhecimento, além da construção de um plano de aula em que a EF seja abordada de maneira relacionada com conteúdos e/ou conhecimentos das respectivas áreas. Enquanto resultados, destacamos que, de maneira geral, nos documentos curriculares (currículos prescritos) as relações com a EF acontecem de maneira implícita, o que exige do professor um olhar atento às possibilidades de relacionar a temática com sua área de atuação. No que diz respeito aos livros didáticos (currículo apresentado) destacamos, principalmente, o avanço qualitativo nas atividades da área de Matemática quando comparamos os materiais aprovados no período pré e pós BNCC. No entanto, os conhecimentos docentes em relação a temática ainda demonstram estar voltados para uma perspectiva utilitarista e mercadológica da EF enquanto ferramenta para administração das finanças pessoais. As poucas vezes em que acontece menção a uma postura mais crítica e reflexiva, não parece ser intencional. Como considerações, salientamos a necessidade de alinhamento entre o que está proposto nos documentos e livros didáticos e a prática em sala de aula por meio do desenvolvimento de políticas públicas de formação de professores das diferentes áreas para que a temática seja tratada realmente de maneira transversal e significante para a formação dos estudantes, visando contribuir com a construção de uma consciência crítico-social também por meio da Educação Financeira Escolar.

Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Externa à Instituição - ADRIANA DE SOUZA LIMA
Externa à Instituição - LILIAN NASSER - UFRJ