ABORDAGEM DE SITUAÇÕES-PROBLEMA COM DADOS REAIS PARA O LETRAMENTO PROBABILÍSTICO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Letramento Probabilístico; Situações-problema com Dados Reais; Formação Inicial de Professores; Educação Estatística; Educação Matemática.
Desenvolver habilidades críticas de compreensão e interpretação de informações probabilísticas não é uma tarefa simples, no entanto, como qualquer outra habilidade, pode ser fortalecida por meio do envolvimento pessoal com situações reais. O projeto de pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo analisar as possíveis contribuições das abordagens de situações-problema com dados reais em diferentes áreas-chave para o desenvolvimento do Letramento Probabilístico na formação de licenciandos em Matemática. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa, na qual se associa a um enfoque da pesquisa-ação que prevê um envolvimento colaborativo entre o pesquisador e os participantes. O estudo será desenvolvido em um Curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública em Petrolina, no sertão de Pernambuco. Os participantes serão 8 licenciandos voluntários que atendam aos seguintes critérios: estar matriculado no curso de licenciatura em matemática, ter disponibilidade para participar de encontros e ter cursado ou estar cursando disciplinas na unidade temática de probabilidade e estatística. A produção de dados consistirá em entrevistas semiestruturadas individuais com os licenciandos, visando identificar suas compreensões prévias sobre probabilidade, além de quatro encontros reflexivos, explorando aspectos dos elementos do conhecimento e disposicionais do Letramento Probabilístico. Nesses encontros, serão apresentadas algumas reflexões das entrevistas, discussões teóricas sobre probabilidade e situações-problema com dados reais, explorando conceitos probabilísticos e algumas das áreas-chave indicadas no modelo de Letramento Probabilístico. As entrevistas e encontros serão gravados digitalmente, posteriormente, esses registros serão transcritos. Será conduzida análise de conteúdo dos dados, incluindo categorização, inferência, descrição e interpretação dos dados. Espera-se que o estudo possa contribuir para explicitar elementos que promovam a aprendizagem crítica de probabilidade na formação inicial de professores de matemática.