Banca de DEFESA: STEPHANY MARIA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: STEPHANY MARIA PEREIRA DA SILVA
DATA : 03/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

CONHECIMENTOS PARA O ENSINO DE MÉDIA ARITMÉTICA NOS ANOS FINAIS PARA ESTUDANTES CEGOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL

Educação Inclusiva; Estudantes cegos; Material Manipulável; Média Aritmética; Letramento Estatístico.

A utilização de materiais manipuláveis para o ensino de Estatística se constitui em possibilidade de acesso a representações de dados por estudantes cegos por meio da exploração tátil. O objetivo geral desta pesquisa de mestrado é analisar conhecimentos para o ensino de média aritmética para estudantes cegos mobilizados com o auxílio de um material manipulável. Em termos específicos busca-se investigar a viabilidade de um material manipulável para o ensino de média aritmética para estudantes cegos a partir das experiências de brailistas e estudantes cegos; analisar conhecimentos de professores de matemática para o ensino de média aritmética para estudantes cegos em classes inclusivas; e analisar conhecimentos dos docentes em planejamento de aula para o ensino de média aritmética para estudantes cegos com a utilização do material manipulável. As contribuições teóricas de Ball, Thames e Phelps e as de Iddo Gal fundamentaram as discussões a respeito, respectivamente, dos conhecimentos docentes e da perspectiva do letramento estatístico no ensino da média aritmética. A pesquisa iniciou com a realização de entrevistas semiestruturadas com duas brailistas, uma normovisual e uma cega, e duas estudantes matriculadas no 9º ano do Ensino Fundamental, uma normovisual e uma cega. As entrevistas aconteceram de forma individual, e os questionamentos envolveram aspectos relativos à análise do material manipulável elaborado. Numa segunda etapa, entrevistou-se dois professores, um com experiência com estudantes cegos e outro sem. Na terceira etapa, esses professores desenvolveram um planejamento para o ensino de média aritmética para estudantes cegos com a utilização do material. De modo geral, todos os participantes consideraram o material manipulável adequado para o ensino de média aritmética para estudantes cegos. Eles também apresentaram considerações quanto a sua estrutura com o foco nos aspectos que potencializariam a usabilidade. As entrevistas com as brailistas evidenciaram a mobilização de conhecimentos gerais a respeito do ensino e dos estudantes cegos, sendo apresentados aspectos a serem considerados no ensino destes estudantes. Nas entrevistas com as estudantes, identificaram-se conhecimentos sobre o algoritmo da média aritmética, mas dificuldades na resolução de situações envolvendo as propriedades conceituais propostas por Strauss e Bichler. Os professores por vezes mobilizaram mais de um tipo de conhecimento simultaneamente, sobretudo: Conhecimento do Conteúdo e do Currículo, Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, e Conhecimento do Conteúdo e do Aluno. Com a utilização do material manipulável a mobilização do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino foram mais realçados. Nos planejamentos de aulas, os professores mobilizaram o Conhecimento do Conteúdo e do Currículo e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino. A mobilização do Conhecimento Horizontal do Conteúdo pareceu requerer mais experiência na docência. A pesquisa oferece indícios da viabilidade do material manipulável proposto para o ensino de média aritmética para estudantes cegos, à medida que evidencia também a mobilização de conhecimentos docentes a partir de seu uso.

Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Externa à Instituição - IRENE MAURICIO CAZORLA - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 13:46