Banca de DEFESA: CAIO TÚLIO OLIMPIO PEREIRA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO TÚLIO OLIMPIO PEREIRA DA COSTA
DATA : 25/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Via webconferência: https://meet.google.com/ici-ogvk-abm
TÍTULO:

PRESS START: Imersão, vivência e experiência em games em contextos de aprendizagem


PALAVRAS-CHAVES:

imersão; games; experiência; aprendizagem.


PÁGINAS: 278
RESUMO:

A pesquisa trata games por viés multidisciplinar de educação, comunicação e Game
Studies ao considerar a imersão, vivência e experiência em contextos de
aprendizagem. Nesse sentido, tem o objetivo geral de mapear possibilidades de
fenômenos nos games que tendem a permitir, baseado em processos imersivos,
experiências e vivências, que uma pessoa construa sentidos que podem reverberar
em reformulações de juízos, distintas leituras de mundo e experimentações de/em
realidades que não são do cotidiano regular independentemente da natureza da
ambiência alberga esse contexto. E como Objetivos Específicos, busca (i) Contribuir
com uma conceituação de imersão pautada em vasto campo teórico para o
imbricamento entre educação, comunicação e Game Studies que contempla os
games e parte de vivências e experiências; (ii) Registrar elementos e processos nos
games que possibilitam cenários de imersão, vivência e experiência no contexto da
formação de jogadores, considerando habilidades, competências e leituras de mundo;
(iii) Verificar características dos processos imersivos nos games concebendo
categorias e subcategorias de análise que contemplem imersão, vivência e
experiência; e (iv) Analisar cenários e processos inerentes à imersão, vivência e
experiência em aprendizagens pelos games. Para tal, emprega-se metodologia de
Narrativas de Si como método de pesquisa de natureza qualitativa para explorar
interações multilaterais com games que compõem um vasto corpus de pesquisa.
Alinhado a essa perspectiva, emprega-se o framework PAJDE em alguns games,
gerando indicadores de potencial de aprendizagem a partir de escalas calculadas
internamente pela ferramenta. Conclui, pela análise em categorias e subcategorias de
pesquisa, que representatividades digitais, projeções-identificações, “avatarizações”
e possibilidades de formulação de juízos e ideias que refletem a retroalimentação
entre game-indivíduo podem emergir enquanto instâncias, pautadas em criticidade,
como conexões e ressignificações do lugar do outro, da alteridade, trazendo por uma
cultura de jogar conscientização do mundo ao redor. Nesse sentido, foi possível
atestar, pelos movimentos de uma onda de idas e vindas de pesquisar e jogar, que a
imersão, vivência e experiência são possibilidades resultantes desses caminhos
digitais, algo que é reverberado por um turbilhão de possibilidades de aprendizagens.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externo à Instituição - JOSÉ ANTÔNIO LOURES CUSTÓDIO - UFG
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo à Instituição - RAPHAEL DE FRANÇA E SILVA - UPE
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 13:29
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