Banca de DEFESA: LEMERTON MATOS NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEMERTON MATOS NOGUEIRA
DATA : 22/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência - https://meet.google.com/urp-zfue-tnr
TÍTULO:

SER, VER-SE E RECONHECER-SE COMO UM(A) PROFESSOR(A) QUE ENSINA MATEMÁTICA: entre(tecendo) movimentos da Identidade Profissional em um Grupo de Estudos sobre Educação Probabilística


PALAVRAS-CHAVES:

formação continuada; professores que ensinam matemática;
identidade profissional; ensino de probabilidade; grupo de estudos.


PÁGINAS: 314
RESUMO:

Esta Tese se costurou com o objetivo principal de analisar como se dá o movimento
de (re)configuração da Identidade Profissional (IP) de Professores que Ensinam
Matemática (PEM) no contexto de um Grupo de Estudos sobre Educação
Probabilística. Para tanto, desenvolveu-se um processo de Pesquisa-Formação no
contexto desse grupo, o qual foi instituído na parceria entre a Universidade de
Pernambuco campus Petrolina – PE, 11 PEM de escolas públicas desta cidade e
licenciandos em Matemática. Nos assentamos nos constructos teórico-
metodológicos e epistemológicos da IP e, particularmente, da IP de PEM como uma
perspectiva de Formação Continuada pautada em um conjunto de ações e práticas
coletivas/colaborativas. O corpus empírico foi constituído pelas produções narrativas
(orais, escritas, pictóricas, etc.) dos 11 PEM, em 12 encontros do grupo, em 2022.
Os dados foram analisados a partir da apreensão das significações que emergiram
do corpus, à luz dos macrodomínios que caracterizam a IP de PEM, donde foram
evocados 21 Indicadores e sete Núcleos de Significação, ao longo dos três estudos
que compõem a Tese. O Estudo 1 evidenciou as condições (auto)heterobiográficas
dos PEM e o modo como seus percursos precedentes na docência em Matemática
revelaram quem são e como se reconhecem pessoal e profissionalmente como
PEM. O Estudo 2 revelou a primazia de como os estudos em Educação
Probabilística permitiram aos PEM (re)ver suas crenças e concepções, se
autoconhecerem, se emocionarem e se vulnerabilizarem diante de incidentes
críticos, mas sobretudo, agenciar práticas outras, pautadas nos compromissos
morais e sociopolíticos a partir do ensino de Probabilidade, para além dos jogos de
azar. O Estudo 3 trouxe um balanço das Trajetórias de Aprendizagem
(re)construídas no grupo como (novas) percepções e repertórios mobilizados,
sobretudo, pela assunção das educabilidades pela Probabilidade como um devir. A
análise globalizada entre os sete Núcleos evidenciaram os principais aspectos das
práticas e das ações do grupo assente em um conjunto de macrodomínios, os quais
indiciaram que os movimentos de (re)configuração da IP de PEM se dão a partir de
ações e práticas que a toma como perspectiva formativa em contextos mediados
pelas relações de coletividade/colaboração docente. Contudo, a que se romper com
os cânones formais de enxergar os professores apenas como receptáculos de
conhecimentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interna - 3205409 - FATIMA MARIA LEITE CRUZ
Externa à Instituição - LUCÍA ZAPATA-CARDONA
Externa à Instituição - MAUREN PORCIÚNCULA MOREIRA DA SILVA - UFRGS
Externa à Instituição - MÁRCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE CYRINO - UEL
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 12:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03