EXPRESSÕES NUMÉRICAS E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO COM SITUAÇÕES-PROBLEMA: uma análise sobre conversão e tratamento nos livros didáticos de matemática do 5° e 6° anos do Ensino Fundamental
Situações-problema; Expressões Numéricas; Conversão; Tratamento; Estruturas Aditivas; Estruturas Multiplicativas; Análise de livro didático; Matemática; Anos iniciais; Anos finais
O objetivo geral da presente pesquisa é analisar a conversão de situações-problema mistas para expressões numéricas e o seu tratamento nos livros didáticos de matemática de 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. Para fundamentação e desenvolvimento desta dissertação foram utilizadas duas importantes teorias. A primeira é a Teoria do Registro de Representação Semiótica (DUVAL, 1995), que versa sobre a importância das atividades cognitivas de tratamento e conversão utilizadas para a representação de registros semióticos dos objetos matemáticos. A segunda é dos Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1996), a qual nos auxiliou na classificação das situações-problema encontradas nos livros didáticos de acordo com as estruturas aditivas (composição, transformação e comparação) e estruturas multiplicativas (isomorfismo de medidas: proporção simples e proporção múltipla. Produtos de medidas: comparação multiplicativa). A metodologia utilizada foi do tipo quantitativa e de análise documental. Investigamos nos livros didáticos de matemática de 5º e 6º anos do ensino fundamental, aprovados respectivamente pelo PNLD 2023 (anos iniciais) e PNLD 2020 (anos finais) e adotados pela rede de ensino dos municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR a abordagem sobre o conteúdo de situações-problema envolvendo as quatro operações matemáticas e a utilização das expressões numéricas como tipo de representação de um objeto matemático.