Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA
DATA : 08/03/2024
LOCAL: Sala de Apoio H3 do EDUMATEC (híbrido)
TÍTULO:

ESPAÇO 4.0: Formação de professores do IFAL para atuar em espaços maker.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Formação de professores; Educação maker.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Esta tese visa investigar a formação de professores para o uso de espaços maker educacionais, com especial atenção aos espaços 4.0 do Ifal, que se destacam por promover ambientes inovadores e criativos através de contêineres customizados equipados com tecnologia de ponta, como computadores, impressoras 3D, drones, painéis solares, kits de Robótica e Internet das Coisas. Estes espaços visam oferecer cursos de capacitação voltados para jovens de 15 a 29 anos, com foco nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A formação de professores para atuar em ambientes maker requer uma abordagem distinta das formações convencionais, exigindo uma integração entre tecnologia e educação, mesmo para profissionais com formação na área de tecnologia. Conforme destacado por Valente (2018), essa formação deve ir além do conhecimento técnico, englobando também aspectos pedagógicos e curriculares para uma integração significativa dos recursos tecnológicos na prática docente. Os objetivos específicos deste estudo incluem mapear os cenários de formação de professores para atuação em espaços maker em Alagoas e Pernambuco, descrever o processo de produção e execução de uma formação para atuar com educação maker sob a perspectiva do TPACK (Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo), e analisar a transposição didática da formação maker para a prática docente no projeto Espaços 4.0, também à luz do TPACK maker. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, realizada em três fases: diagnóstico, intervenção e avaliação. Como resultados parciais, apresentamos o mapeamento dos ambientes maker visitados em Alagoas e Pernambuco, assim como a organização da primeira turma de formação de educadores maker realizada pelo Ifal. Estes resultados contribuem para uma compreensão mais aprofundada da formação de professores para espaços maker e suas implicações na prática educacional.

 



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externa à Instituição - RENATA IMACULADA SOARES PEREIRA - IFAl
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 13:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08