Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIANO HENRIQUE DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIANO HENRIQUE DE ALBUQUERQUE
DATA : 07/03/2024
LOCAL: Sala de Apoio H3 do EDUMATEC (híbrido)
TÍTULO:


ESPAÇO 4.0: Contribuições para a aprendizagem aos discentes no
ambiente maker do Instituto Federal de Alagoas


PALAVRAS-CHAVES:

Espaço Maker; Aprendizagem Significativa; Espaço 4.0; Educação
Maker; Educação Tecnológica.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Esta tese investiga o impacto dos Espaços Maker (Makerspaces) no contexto
educacional discente. A necessidade da pesquisa emerge da crescente importância
de ambientes colaborativos e inovadores que combinam tecnologias avançadas e
metodologias inovadoras, visando a promoção de uma aprendizagem ativa e
significativa que prepare os estudantes para enfrentar os desafios do mundo
contemporâneo. O objetivo primordial desta pesquisa é analisar os impactos dos
Espaços 4.0 na aprendizagem dos discentes, tanto na formação inicial quanto
continuada. Especificamente, a pesquisa se propõe mapear os modelos de Espaços
Maker existentes no Brasil, identificar cenários de aprendizagem significativa,
investigar o processo de aprendizagem dos estudantes nestes ambientes e analisar a
autopercepção dos alunos quanto ao seu desempenho. A metodologia adotada
abrange uma RSL, complementada por uma pesquisa de campo, a qual possui um
enfoque quantitativo, embora incorpore alguns elementos qualitativos. Esta pesquisa
de campo foi realizada em seis Campi do IFAL, com estudantes na faixa etária de 15
a 29 anos. A coleta de dados foi conduzida por meio de questionários e relatórios
mensais, que forneceram informações detalhadas sobre as experiências e
percepções dos estudantes e monitores envolvidos nos Espaços 4.0. Os resultados
preliminares indicam a existência de uma diversidade de modelos de Espaços Maker
no Brasil, refletindo uma variedade de iniciativas e estratégias para promover a cultura
maker. A maioria dos estudantes participantes do estudo vem de escolas públicas,
tendo um equilíbrio de gênero e uma diversidade racial notável entre os participantes.
Os dados iniciais apontam para um impacto positivo dos Espaços 4.0 na promoção
da aprendizagem ativa, enfatizando aspectos como criatividade, inovação, trabalho
em equipe e resolução de problemas. Essa pesquisa sublinha a relevância dos
Espaços Maker como locais férteis para inovação educacional, em consonância com
as exigências da Indústria 4.0. Os resultados preliminares sugerem que esses
espaços são significativos para o desenvolvimento de habilidades fundamentais, tais
como criatividade, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas. A
investigação continuará até a obtenção de resultados mais detalhados e conclusivos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Externa à Instituição - JUSCILEIDE BRAGA DE CASTRO - UFC
Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externa à Instituição - RENATA IMACULADA SOARES PEREIRA - IFAl
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 13:33
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