Inglês na Pós-graduação: contribuições para construção de processos de ensino e aprendizagem on-line.
Ensino e aprendizagem de inglês; pós-graduação; diretrizes
pedagógicas; educação a distância; aprendizagem para a vida.
Esta tese foi mobilizada pelas evidências que mostram que ainda há um hiato
na participação de estudantes de Mestrado e Doutorado em atividades
acadêmicas em língua inglesa, o que se configura como uma fragilidade no
contexto da vida dos alunos e da Universidade. Em face dessa problemática,
conduzimos uma pesquisa qualitativa, fundamentada na Design Based
Research, na qual foram realizadas etapas e ciclos iterativos com alunos e
alunas, especialistas e utilizando documentos institucionais de modo a
identificar as especificidades do contexto, conceber e refinar uma solução
educacional para esse desafio identificado. Como proposta de solução e
objetivo geral da pesquisa, desenvolvemos um conjunto de diretrizes
pedagógicas para construção de processos de ensino e aprendizagem de
inglês on-line que melhor dialoguem com as necessidades dos estudantes e
das universidades no âmbito da pós-graduação. Alicerçando-nos na
perspectiva sócio-histórico-cultural (Liberali, 2009) a partir, principalmente, de
Dewey e Vygotsky, e do Conectivismo (Siemens, 2008), nas contribuições da
educação a distância em diálogo com o processo de ensino e aprendizagem de
língua inglesa (Tedesco et al., 2010; Litto; Formiga, 2009; Bittencourt, 2015,
Harmer, 2007) e nos conceitos de (multi)letramento (Soares, 2002; Ribeiro,
2013; Rojo, 2012; Vergna, 2021) e de multimodalidade e multimídia (Jewitt,
2009; Rojo, 2012; Picciano, 2017, Rabello, 2021; Ribeiro, 2021), suscitamos a
hipótese de que um processo de ensino e aprendizagem de inglês on-line,
voltado para a realização de uma atividade acadêmica da vida real e em uma
concepção multimídia e multimodal, seria mais adequado para a realidade da
pós-graduação, considerando os estudantes e também as questões
institucionais. Com vistas a contribuir de maneira mais efetiva com o campo
teórico-prático da seara em questão, buscamos levantar mais detalhadamente
as demandas reais e os aspectos pedagógicos como, por exemplo,
abordagens, métodos, dinâmica, atividades, formato e recursos, que devem
integrar um processo de ensino e aprendizagem de inglês on-line. Os dados
foram coletados por meio de questionário, entrevista, pesquisa documental e
grupo focal e foram analisados através da codificação por ciclos de Saldaña
(2013), fazendo um confronto com a teoria. Após as análises, foi possível
confirmar a tese levantada para o estudo. O principal resultado desta pesquisa
são aspectos didático-metodológicos, aspectos estruturais e aspectos
tecnológicos que compõem o conjunto de diretrizes. Ademais, foram elencadas
sugestões de atividades e nomes de ferramentas, recursos e artefatos. Sem a
intenção de apontar uma solução educacional pronta e engessada, esperamos
que as diretrizes resultantes deste estudo possam ser refletidas para serem
adaptadas, ressignificadas, complementadas e utilizadas em outros cenários,
apoiando a oferta de cursos e disciplinas que potencializem a atuação discente
em vivências sociais acadêmicas reais em língua inglesa.