Banca de QUALIFICAÇÃO: WELLINGTON JOSE DE ARRUDA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTON JOSE DE ARRUDA MELO
DATA : 28/11/2022
LOCAL: CE/UFPE

CONVERSÕES ENTRE OS REGISTROS NUMÉRICO FRACIONÁRIO E NUMÉRICO PERCENTUAL DO NÚMERO RACIONAL: uma análise dos sucessos matemático e cognitivo com o uso de material manipulável

Conversões. Registros numéricos. Números Racionais. Material manipulável. Sucesso cognitivo.

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o sucesso matemático e o sucesso cognitivo na conversão, a partir da utilização de material manipulável, envolvendo os registros numérico fracionário e numérico percentual dos números racionais. O trabalho, que tem como fundamentação a Teoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRS de Raymond Duval, adotará um percurso metodológico que utiliza alguns aspectos da pesquisa do tipo experimental, tais como a definição do objeto de estudo (o sucesso matemático e o sucesso cognitivo), a seleção de variáveis que podem influenciar o objeto (o uso do material manipulável) e a forma de controle e observação dos efeitos dessa influência. A investigação será realizada em duas turmas do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública da cidade do Recife. Resultados do experimento piloto realizado com uma estudante indicaram que o uso do manipulável a auxiliou na resolução das conversões propostas e na superação das dificuldades geradas pelos fenômenos de não congruência e heterogeneidade dos sentidos. Também sugerem que a lembrança da experiência com o material manipulável serviu como referência importante para o seu êxito numa nova realização de conversões, dessa vez, sem a possibilidade de utilização do manipulável no processo resolutivo.

Presidente - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Interna - ***.194.106-** - IRACEMA CAMPOS CUSATI - UPE
Interna - 3031136 - JULIANA AZEVEDO MONTENEGRO
Externa à Instituição - FERNANDA ANDREA FERNANDES SILVA - IFPB