Diálogos entre Práticas Socioculturais e a Estatística trabalhada em uma Escola em uma Comunidade Quilombola do Agreste Pernambucano
Diálogo, Práticas Socioculturais, Educação Escolar Quilombola, Educação Matemática Crítica, Educação Estatística.
O projeto de pesquisa versa sobre diálogo, práticas socioculturais e Estatística ensinada em uma Comunidade Quilombola. Tem por objetivo caracterizar o diálogo possível de ocorrer entre as práticas socioculturais de uma comunidade quilombola do Agreste Pernambucano e a Estatística ensinada nos anos finais do Ensino Fundamental na escola da comunidade. Para tanto, se referencia nos estudos sobre a Educação Estatística, a Educação Escolar Quilombola e a Educação Matemática Crítica. Participarão da pesquisa moradores(as) da referida comunidade quilombola e professores(as) que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na escola da comunidade. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com moradores(as) e professores(as), de um grupo focal com moradores(as); análise documental de planejamentos e observação de aulas dos(as) professores(as) participantes.