Cenários de futuros para uma educação online: perspectivas da inovação no ensino superior
Cenarização de futuro; Educação online; Ead; Inovação educacional
A presente pesquisa propôs investigar os quatro principais cenários futuros da educação online, com foco no ensino superior. Traz como base epistemológica a Teoria da Complexidade de Morin, por basear-se em aspectos multidimensionais que buscam distinguir, ligar e aceitar o desafio das incertezas. Neste estudo a definição de inovação utilizada é de Christensen (2009), na qual a inovação atende a necessidades prementes não atendidas, podendo ser complexa, especificamente situada e com a possibilidade de acontecer em multiníveis (produtos, processos e serviços), com objetivo de sustentar uma trajetória. Para o campo educacional, complementamos com a definição da OCDE (2010) de que a inovação é qualquer mudança dinâmica destinada a agregar valor ao processo educacional e culminar em resultados mensuráveis, seja em termos de satisfação das partes interessadas ou desempenho educacional. A tese tece uma costura entre a metodologia de cenarização, os processos de inovação na educação e os conceitos de EaD e Educação online, para que olhemos o futuro como um campo de pesquisa e como locus de inovação educacional. A metodologia utilizada na pesquisa é com base no método de Schwartz, Design de futuros e a de Cenários Transformadores, no qual sujeitos representativos do sistema participaram, juntos, de todo processo. Como principais resultados, apontamos para duas forças motrizes: a integração de tecnologias emergentes a EaD online para promover experiências mais imersivas e a articulação e atualização de currículo com o mercado de trabalho. Essas forças, quando positivas trazem um cenário promissor para a educação online, porém quando negativas ou mistas, apontam para desafios que precisam ser olhados com cautela para que o sistema EaD não aponte em 2030 para um colapso. A falta de mão de obra qualificada e a crescente procura pela EaD aparecem como elementos pré-determinados, que acontecem em quaisquer cenários. Analisamos os quatro cenários a partir da matriz SWOT para elencar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Todo processo construído para atender às necessidades de um olhar educacional geraram um framework, que foi validado para planejamento estratégico e letramento de futuros para docentes e gestores.