Banca de DEFESA: KATIA BARROS CABRAL DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA BARROS CABRAL DOS SANTOS
DATA : 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Estudantes autistas em sala de aula comum e representações visuais ou Além das aparências: Os desafios da inclusão revelados pela DBR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Estatística. criança autista. aprendizagem, representação visual


PÁGINAS: 300
RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido pauta recorrente no contexto educacional provocada pelo aumento considerável de diagnósticos. Os estudos que abordam a Educação Matemática Inclusiva com estudante autista incluído em sala de aula comum, trazem aspectos voltados para o uso de elementos não verbais e elementos visuais como uma tecnologia assistiva e como uma comunicação alternativa para lidar com autistas. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a potencialidade de representações visuais (gráficos de barras) como estratégia de apropriação de informações por estudantes autistas incluídos em turmas do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, esta pesquisa objetiva investigar o que coordenadores de educação inclusiva de municípios pernambucanos relatam sobre o contexto escolar e o ensino de Estatística para estudantes autistas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; analisar o que os sujeitos do contexto escolar (professor do Atendimento Educacional Especializado — AEE e professor da sala de aula comum) demonstram saber e avaliar sobre o ensino de Estatística para estudantes autistas nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e por fim, elaborar, desenvolver e analisar uma proposta didática para a interpretação e construção de gráficos de barras em sala de aula comum que tenha estudantes autistas. Para contemplar os objetivos do trabalho, conforme os princípios da Design Based Research (DBR) buscamos identificar e definir o problema de pesquisa, analisando a perspectiva dos coordenadores municipais de Educação Inclusiva e professores de sala de aula comum e de Atendimento Educacional Especializado. Realizamos ciclos iterativos de intervenção e analisamos com o grupo de especialistas. Ficou evidente que os estudantes autistas de nível de suporte leve apresentaram desempenho semelhante aos demais estudantes. A realização de ciclos com estudantes de nível 2 de suporte foi impossível, uma vez que a ausência de dados das secretarias e a frequência irregular desses alunos não possibilitou a investigação. Ficou explícito que há muito a ser desenvolvido no campo educacional para que, de fato, sejam propostas intervenções didáticas que incluam autistas na escola e na sala de aula comum.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1134527 - ANA COELHO VIEIRA SELVA
Externo à Instituição - FABIO ALEXANDRE BORGES
Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Externa à Instituição - JUREMA LINDOTE BOTELHO PEIXOTO - UESC-BA
Externo à Instituição - LUAN COSTA DE LUNA
Notícia cadastrada em: 30/01/2024 16:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09