Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRYANNE MARIA RODRIGUES BARRETO DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRYANNE MARIA RODRIGUES BARRETO DE ASSIS
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Sala H-03 do Centro de Educação da UFPE (alguns membros em webconferência)

Porcentagem e suas possíveis relações com a Educação Financeira nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um olhar para livros didáticos de Matemática e para a tomada de decisão de estudantes

Educação Financeira Escolar. Tomada de decisão. Porcentagem. Livros Didáticos. Anos Finais do Ensino Fundamental.

A Educação Financeira (EF) tem sido um tema bastante explanado em diferentes áreas do conhecimento, inclusive dentro da Educação, especificamente da Educação Matemática, buscando entender e ampliar as discussões acerca da EF. Um dos desdobramentos das pesquisas que vêm acontecendo, é a investigação acerca da relação da Educação Financeira e a Tomada de Decisão é um ponto bastante discutido também por Silva (2020) e por Muniz (2019). De acordo com tais autores, diferentes fatores podem influenciar diretamente na escolha realizada pelas pessoas em uma determinada situação. Um dos fatores destacados pelos autores é o conhecimento matemático diante de uma situação financeira, ou seja, o uso de alguns conteúdos matemáticos, sejam as quatro operações básicas ou algum conteúdo específico da Matemática Financeira, uma vez que esse pode vir a ajudar ou influenciar em uma tomada de decisão. Pensando sobre a forte relação que o conhecimento matemático pode ter com a tomada de decisão financeira, temos, então, como objetivo deste estudo, lançar o olhar para um conteúdo específico da Matemática Financeira, a Porcentagem, a fim de analisar atividades de Porcentagem em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como as tomadas de decisão de estudantes ao resolver situações financeiras que envolvem tal conteúdo. De forma específica, pretendemos 1) analisar, nos livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental (aprovados no PNLD 2020) e nos manuais dos professores, as atividades de Porcentagem e suas possíveis relações com a Educação Financeira; e 2) compreender como estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental tendem a tomar decisões financeiras que envolvem Porcentagem, se pelos aspectos matemáticos ou não-matemáticos presentes nas situações apresentadas. Para isto, organizamos o estudo em duas etapas: uma voltada para análise de livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e outra voltada para coleta de conhecimentos e reflexões de estudantes do mesmo nível de ensino. A primeira etapa já foi realizada e se organizou com o olhar voltado para os livros didáticos. Foram 11 coleções de Matemática, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovadas no PNLD de 2020, ou seja, todos os livros do 6º ao 9º ano deste componente curricular em específico. A análise se deu a partir de algumas observações ao longo do livro, sendo elas: 1) como o conteúdo de Porcentagem aparece em tais livros didáticos, ou seja, quais situações de Porcentagem podemos encontrar ao longo de tais livros; 2) verificamos também se tais atividades de Porcentagem encontradas relacionam-se de alguma forma com a Educação Financeira e, ainda, 3) se tais atividades apresentavam algum comando voltado para uma possível tomada de decisão por parte dos estudantes. Após identificação e análise das atividades encontradas nos livros didáticos de Matemática do Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2020), pretendemos realizar uma entrevista com estudantes deste mesmo nível de ensino, verificando como tais participantes tendem a tomar decisões frente a situações financeiras que envolvem o conteúdo de Porcentagem. Participarão desta etapa estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, organizados em duplas, a fim de melhor aproveitas as reflexões que podem ser desenvolvidas naquele momento. Como resultados prévios da primeira etapa metodológica da pesquisa, pudemos perceber que há uma grande quantidade de atividades acerca da Porcentagem (1565 atividades ao todo). Além disso, percebemos que há uma variedade de situações envolvendo a Porcentagem nos livros didáticos. Dentre elas, podemos citar: situações de acréscimo, decréscimo, percentual de N, Taxa de Juros, dentre outras. Contudo, apesar do destaque na BNCC (2017) sobre a relação entre a Porcentagem e a EF, poucas foram as atividades que, de fato, propuseram uma reflexão envolvendo a EF e, dessas, apenas 1 (uma) leva o estudante a tomar uma decisão. Ainda não temos resultados da segunda etapa, uma vez que ela ainda será aplicada. Como base teórica, nos embasamos na Teoria da Perspectiva, de Daniel Kahneman (2012). De acordo com Kahneman (2012), a tomada de decisão (foco deste estudo) é pensada e partilhada por diferentes áreas de conhecimento e funciona a partir de dois sistemas que possuímos: o sistema 1 e o sistema 2; a intuição e a razão. Dessa forma, acreditamos que a Teoria da Perspectiva vai nos ajudar a reconhecer até que ponto o conhecimento matemático e o uso dele influenciam nas diferentes tomadas de decisão dos estudantes, ou se outras questões (aspectos sociais, ambientais, individuais, sociais, emocionais, dentre outros) acabam tendo um peso maior diante desses momentos decisivos.

Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 3031136 - JULIANA AZEVEDO MONTENEGRO
Externo à Instituição - GILBERTO JANUÁRIO - UFOP
Externo à Instituição - IVAIL MUNIZ JUNIOR