Banca de DEFESA: THIAGO NUNES DE BARROS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO NUNES DE BARROS SANTOS
DATA : 30/01/2024
HORA: 14:30
LOCAL: webconferência: https://meet.google.com/wom-hkte-pgc
TÍTULO:

FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS ATIVAS E INOVADORAS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Formação Docente em Matemática; Tecnologias Digitais; Práticas
Ativas e Inovadoras


PÁGINAS: 148
RESUMO:

RESUMO
Esta dissertação buscou responder o seguinte problema de pesquisa: Como está ocorrendo a formação dos licenciandos em Matemática como relação ao uso das Tecnologias Digitais e como essa formação poderá influenciar na construção de práticas ativas e inovadoras dos futuros docentes? O objetivo geral deste estudo foi analisar o processo de formação dos professores de Matemática com relação ao uso das Tecnologias Digitais e como essa formação poderá influenciar na construção de práticas ativas e inovadoras dos futuros docentes.
Como objetivos específicos procuramos: Investigar o uso de Tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática, visando experiências com práticas ativas e inovadoras; Analisar as concepções dos licenciandos em Matemática acerca da utilização das Tecnologias Digitais nas práticas docentes; Propor estratégias de formação docente que possam contribuir para a construção de práticas ativas e inovadoras com o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, levando em consideração as tendências identificadas e as experiências de formação dos professores de Matemática. A metodologia compreendeu uma estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, com vinte e seis (26) Licenciandos em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, em Nazaré da Mata. Houve várias etapas da pesquisa que se iniciou com um levantamento de campo de pesquisa para posteriormente se iniciasse a coleta de dados que contou com aplicação de questionários. Os resultados apontaram que embora tenhamos avançado na inclusão do estudo das Tecnologias Digitais nos currículos de formação inicial de professores de Matemática, ficou evidente que essa integração ainda não se traduz de maneira efetiva na construção de práticas ativas e inovadoras. Apesar do reconhecimento da importância dessas tecnologias, a formação inicial ainda enfrenta desafios na formação dos professores para aplicar de maneira prática e inovadora o conhecimento adquirido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externa ao Programa - 2681970 - MARIANA BUARQUE RIBEIRO DE GUSMAO - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/01/2024 16:22
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