Banca de DEFESA: MANUELA FRANCISCA DE SOUZA

DISCENTE: MANUELA FRANCISCA DE SOUZA
DATA : 20/02/2024
LOCAL: online

“ESSE COMBINA COM ESSE QUE NÃO COMBINA COM AQUELE”: ensino e aprendizagem de classificação na educação infantil

Educação Estatística. Classificação. Educação Infantil

A partir da inclusão do conteúdo de Estatística no currículo de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, várias discussões sobre o ensino e aprendizagem de estatística têm sido destaque nos principais eventos que tratam de Educação Matemática. O desenvolvimento de pesquisas voltadas pra essa temática tem proporcionado reflexões sobre a importância de trabalhar conceitos estatísticos com crianças desde a Educação Infantil. Esse estudo discute a importância de as crianças saberem classificar dados como uma das fases do ciclo investigativo proposto por Guimarães e Gitirana (2013). Para organizar as informações em gráficos e tabelas, é necessário saber classificar, portanto, é relevante que os estudantes saibam criar e identificar critérios de uma classificação e não apenas conheçam classificações prontas. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades de aprendizagem de crianças da Educação Infantil em atividades que envolvem classificar valorizando diferentes habilidades e recursos. Para isso, foi desenvolvido um processo de ensino aprendizagem sobre classificação envolvendo diferentes habilidades: identificar o critério de uma classificação; identificar a classe a partir de um critério/descritor; criar critério para classificar. Participaram desta pesquisa 4 turmas, com crianças de 5 e 6 anos de idade, que frequentam a Educação Infantil em escolas públicas do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Os resultados evidenciam que é possível desenvolver um trabalho sistematizado e adequado para as crianças da Educação Infantil envolvendo classificar, o que é fundamental para poderem compreender o mundo físico e social.

Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externa à Instituição - MARIA BETANIA EVANGELISTA DA SILVA
Externa à Instituição - SANDRA GONÇALVES VILAS BÔAS