O SINAL DE IGUAL E NOÇÕES INICIAIS DE EQUAÇÃO NO PRIMEIRO SEGMENTO DA EJA: uma proposta de atividades de ensino e aprendizagem à luz da Teoria da Objetivação
Pensamento algébrico; Educação de Jovens e Adultos; Noções iniciais de equação; Sinal de igual; Teoria da Objetivação;
Esta pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivo investigar os indícios do pensamento algébrico revelados por 8 estudantes do Ciclo 2 da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de João Pessoa ao explorarem coletivamente atividades de ensino e aprendizagem que abordam noções iniciais de equação e as condições de equivalência subjacentes ao sinal de igual. Adotamos como marco teórico a Teoria da Objetivação, uma teoria educacional histórico-cultural desenvolvida por Luis Radford, inspirada no materialismo dialético e no conceito freiriano de educação. Segundo esta teoria, o saber algébrico pode ser alcançado por meio de um trabalho conjunto e na interação entre os sujeitos, denominado de labor conjunto. É também em seus pressupostos metodológicos que embasamos a produção e a análise dos dados, bem como o delineamento das tarefas. Por entender que o pensamento algébrico pode ser revelado por linguagem que não seja exclusivamente a simbólica formal, mas também pela linguagem natural, gestual e pictórica, o método de análise dos dados será multissemiótico.