Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA LUIZA DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA LUIZA DE LIRA
DATA : 05/12/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: possibilidades a partir do trabalho de Coordenadoras Pedagógicas

Letramento Estatístico; Ciclo Investigativo; Coordenação Pedagógica; Educação Infantil.

Informações estatísticas estão presentes em nosso cotidiano, sendo frequente a sua utilização na veiculação de notícias, requerendo das pessoas habilidades para articular criticamente componentes do conhecimento e de disposição. Destaca-se a importância do desenvolvimento de habilidades de letramento estatístico desde a Educação Infantil, sendo fundamental o trabalho com a abordagem do ciclo investigativo por envolver etapas de uma pesquisa. Coordenadores pedagógicos possuem diferentes atribuições nas escolas da Educação Básica e nesta tese considera-se que a realização de um processo formativo com estes profissionais que atuam na Educação Infantil repercutirá no desenvolvimento de práticas docentes voltadas para o letramento estatístico e baseadas nas especificidades de escolas da Educação Infantil. A temática emergiu de estudos prévios e considerou a necessidade de ampliar para todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) da rede de educação do município do Jaboatão dos Guararapes/PE, reflexões e práticas pedagógicas voltadas para o letramento estatístico, reforçando a dimensão formadora de coordenadores pedagógicos. Em termos gerais, busca-se analisar como coordenadores pedagógicos podem contribuir para potencializar práticas docentes voltadas para o letramento estatístico em escolas de Educação Infantil. Em termos específicos busca-se: identificar formas de atuação de coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes; levantar conhecimentos prévios de coordenadores pedagógicos sobre Educação Estatística e elementos do letramento estatístico; promover reflexões com os coordenadores sobre possibilidades pedagógicas para o letramento estatístico na Educação Infantil, que resultem no planejamento de propostas formativas a serem realizada com professores dos CEMEI; e analisar as vivências formativas das coordenadoras pedagógicas nos CEMEI, com base nos planejamentos realizados. A revisão sistemática da literatura, embora tenha reforçado a importância da dimensão formativa nas funções do coordenador pedagógico, indicou ausência de estudos relacionados ao trabalho com professores da Educação Infantil que abordassem o ensino de Estatística. Com base nos pressupostos da pesquisa-ação foram realizados questionários com 21 coordenadoras pedagógicas dos CEMEI da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes, seguido de encontros formativos realizados em contexto colaborativo. Identificou-se a importância dada pela maioria das coordenadoras aos conhecimentos prévios sobre Estatística e sobre a relevância de introduzir esses conteúdos na Educação Infantil. Elas também apresentaram noções de Estatísticas, identificando, por exemplo, informações pontuais em um gráfico e tecendo conclusões com base nos dados. Os momentos de formação proporcionaram reflexões sobre a análise crítica dos dados e a importância de considerar a curiosidade e significados construídos pelas crianças para o desenvolvimento do letramento estatístico com base no ciclo investigativo. Foi necessário o aprofundamento sobre aspectos do letramento estatístico para evidenciar questões críticas que pudessem fazer emergir componentes disposicionais. Intensificaram-se também reflexões sobre desafios e possibilidades de atuação das coordenadoras quanto ao seu papel formativo junto aos docentes nos CEMEI, considerando as inúmeras demandas que surgem no cotidiano escolar. Formações realizadas em contexto colaborativo possibilitaram um trabalho coletivo, contribuindo para a troca de conhecimentos e para consolidar aspectos relacionados à identidade e atuação dos coordenadores pedagógicos numa dimensão formativa.

Presidente - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 3205409 - FATIMA MARIA LEITE CRUZ
Externa à Instituição - KELI CRISTINA CONTI