Banca de DEFESA: VICTOR LOUIS ROSA DE SOUZA

DISCENTE: VICTOR LOUIS ROSA DE SOUZA
DATA : 17/11/2023
LOCAL: Google meet

Um estudo das Representações Sociais da Aprendizagem de Matemática de Estudante com Transtorno do Espectro Autista Compartilhadas por Professores

Inclusão, Estudante com TEA, Transtorno Autístico, Representações Sociais, Aprendizagem de Matemática.

O debate sobre a inclusão escolar no Brasil tem se transformado cada vez mais num verdadeiro embate, provocando polêmica, estridência e polarização. Um de seus maiores impactos tem incidido na arena da educação especial, sendo um dos argumentos recorrentes a proposição de que a se trata de um novo paradigma que deverá alterar radicalmente a educação de crianças e jovens com necessidades educacionais específicas na realidade brasileira. O crescente número de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados na rede regular de ensino, tem levado a muitos debates junto à comunidade escolar sobre estratégias de inclusão. Mesmo com todo o planejamento jurídico e diretrizes no que se refere à Educação Especial e Inclusiva, a escola ainda se configura como um espaço desafiador para o aluno com TEA. Nesse cenário, encontram-se professores, auxiliares e pais apreensivos quanto a seus papéis em frente de tais desafios. Diante desse quadro, surgiu o nosso interesse por buscar resposta à questão:De que forma os professores de Matemática da Educação Básica percebem a inclusão dos estudantes com TEA e como essa compreensão afeta a ação docente dos mesmos? Desta forma, a presente investigação visando responder à questão propõe o objetivo de analisar as representações sociais do estudante com transtorno do espectro autista aprender Matemática por professores da Educação Básica.A pesquisa iniciou-se com um estudo piloto, onde se fez uma análise e se identificaram os resultados parciais e posteriormente o estudo final. De início, o propósito foi identificar as representações sociais de estudante com transtorno do espectro autista aprender Matemática por professores da Educação Básica. Para conseguir fazer essa análise, recorreu-se à Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003) na perspectiva da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000).A coleta dos dados deu-se por meio de um teste de associação livre, do qual participaram 200 professores na qual 110 foram de disciplinas diversas e 90 professores de matemática. Os resultados desse estudo indicam que os docentes percebem que os estudantes com TEA na escola são protagonistas, e estão preocupados com o processo de inclusão desses estudantes. No entanto, quando se refere à preocupação de ensino-aprendizagem, eles deixam para o segundo plano conforme a análise da TALP.

Presidente - 2132543 - LICIA DE SOUZA LEAO MAIA
Interna - 3205409 - FATIMA MARIA LEITE CRUZ
Externa ao Programa - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE - UFPE
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 13:38