Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA ROBERTA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANCA ROBERTA DE SOUZA
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Remotamente via Goolge Meet

EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Educação Financeira Escolar; Educação Infantil; Formação continuada

O presente estudo aborda a Educação Financeira Escolar (EFE) na etapa da Educação Infantil (EI),  com foco principal na análise de um processo de formação de professores da EI em relação à EFE.  Segundo Pessoa (2016), a Educação Financeira (EF) propicia a discussão acerca de um consumo consciente, da influência que a mídia exerce nas escolhas diárias, da reflexão sobre o que desejamos e o que realmente precisamos, e sobre o impacto ambiental que algumas escolhas podem causar. Iniciar a EFE desde a EI, é necessário e urgente para uma formação crítica e responsável desses sujeitos. O embasamento teórico é a Educação Matemática Crítica (EMC) defendida por Skovsmose (2014), que versa sobre uma educação matemática que potencializa estudantes a serem cidadãos críticos.  Para responder a problemática de pesquisa: “Como professores da Educação Infantil colocam em prática reflexões sobre Educação Financeira Escolar trabalhadas em um processo de formação continuada?”, o objetivo do estudo é compreender as percepções e intencionalidade pedagógica de professoras da Educação Infantil sobre a Educação Financeira Escolar, antes e após a participação em um processo de formação continuada. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, porque a relação com o ensino envolve ideias, valores em uma construção que não pode ser apenas quantificada.  Os procedimentos metodológicos estão divididos  em cinco fases. 1) entrevista inicial semiestruturada; 2) grupo de estudo (2 encontros iniciais); 3) observação de aulas das participantes que aplicarão os roteiros de aulas elaborados durante a formação; 4) entrevista final semiestruturada; e 5) grupo de estudo (encontro final). Os sujeitos da pesquisa são três professoras que atuam na EI. As análises das entrevistas iniciais, apontam que as percepções das participantes, antes do processo formativo, perpassam por uma concepção mais mercadológica sobre a EFE. Os dados analisados contribuem para a importância do olhar inicial sobre as percepções dos profissionais participantes em relação à temática, para que com isso tenha-se subsídios para formular o processo formativo com elas para contribuição em suas práticas de ensino.

Externa à Instituição - LUCI TERESINHA MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI
Externa ao Programa - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES - UFPEPresidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 04:59